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14/05/2010 - 08:19

Usiminas: Lucro Líquido atinge R$ 309 milhões e EBITDA alcança R$ 717 milhões. Margem EBITDA evolui para 24%


As vendas de produtos siderúrgicos cresceram 54% em relação ao 1T09, e atingiram 1,6 milhão de toneladas. A Receita Líquida de R$ 3,0 bilhões cresceu 14% quando comparada ao 1T09. O EBITDA do 1T10 atingiu R$ 717 milhões, o que representou um incremento de 116% em relação ao 1T09. A margem EBITDA evoluiu 11 pontos percentuais em relação ao 1T09.

O lucro líquido do 1T10 totalizou R$ 309 milhões, contra um prejuízo apurado de R$ 112 milhões no 1T09, procedente de um maior volume de vendas. Na comparação com o 4T09, o lucro líquido foi inferior em R$ 324 milhões, ou 51%, afetado pelas perdas cambiais e por menores ganhos com contingências fiscais contabilizadas no 1T10.

• Posição de Caixa em 31/03/10 foi de R$ 2,6 bilhões; • Índice Dívida Líquida/EBITDA em 31/03/10: 1,7 x; • Foram investidos R$ 757 milhões no 1T10, 225% maior que os investimentos do 1T09. • A valorização de 25% da ação ordinária e 23% da ação preferencial no trimestre, contra uma valorização de 3% do IBOVESPA. • O valor de mercado da Companhia, de R$ 31 bilhões cresceu 107% em relação ao valor do 1T09.

“ Os resultados alcançados pelas empresas do setor nos últimos trimestres refletem a continuidade do processo de recuperação da economia sustentado principalmente pelo mercado interno. No Brasil, os três primeiros meses de 2010 demonstraram forte recuperação do mercado de aços planos, decorrente da aceleração dos investimentos e do aumento do consumo por parte da população. No âmbito mundial, segundo o World Steel Association, o setor siderúrgico, depois de ter sofrido em 2009 um significativo impacto da crise mundial, vem demonstrando melhoria nos seus indicadores, pelo crescimento sistemático da taxa de utilização da capacidade instalada global e pelo contínuo aumento de produção por parte dos maiores produtores mundiais.

Inserida neste contexto, a Usiminas inicia o ano de 2010 apurando no primeiro trimestre uma receita líquida de R$ 3,0 bilhões, um lucro líquido de R$ 309 milhões e uma geração de caixa medida pelo EBITDA de R$ 717 milhões, resultados estes substancialmente mais expressivos que os de igual período do ano passado.

Não obstante as perspectivas bastante positivas para 2010, o aumento dos custos de matérias-primas representa uma ameaça às companhias, ao impactar significativamente os resultados e trazer reflexos negativos à capacidade de investimentos destas. Esta situação deverá forçar as empresas a buscar alternativas de ajustes, via recomposição das margens e contínua busca de redução de seus custos. Por outro lado, o atual ambiente favorável tende a facilitar este processo, dado o aquecimento da demanda por aço em todo o mundo.

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de transformação e renovação da Empresa, o Conselho de Administração nomeou o presidente do Conselho — Wilson Brumer — para assumir a Direção Executiva. Para a Presidência do Conselho de Administração foi nomeado Israel Vainboim.

Nesta nova etapa, além de dar prosseguimento à agenda de investimentos em curso e diversificar os negócios, trabalhando sempre em perfeita sintonia com as premissas estabelecidas pelo Conselho de Administração, objetiva-se também estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes, antecipando-se às necessidades futuras do mercado e mantendo um canal aberto de diálogo com acionistas, fornecedores, colaboradores e com as comunidades nas quais a Usiminas está inserida, sempre com o objetivo precípuo de agregar valor à Empresa”, considerou a Companhia..

Estratégia - Preparando-se para o futuro, a Usiminas modernizou processos e promoveu uma ampla reorganização, objetivando manter a liderança na produção de aços planos na América Latina, além de investir em novos negócios e de verticalizar os processos industriais para oferecer produtos de maior valor agregado.

Apoiada em novos valores, consolidou o agrupamento de suas áreas de atuação em quatro Unidades de Negócios: Mineração e Logística, Siderurgia, Transformação do Aço, Bens de Capital. A partir daí estabeleceu-se a estratégia da Companhia, constituída por cinco diretrizes, denominadas Avenidas: • Expansão da capacidade doméstica | • Integração Upstream | • Integração Downstream | • Expansão do portfólio de produtos e serviços | • Internacionalização.

A marca Usiminas foi renovada para trazer modernidade e unicidade à imagem da Companhia e, ao mesmo tempo, se construiu uma nova cultura organizacional, que convergiu para os sete valores da Usiminas: Pessoas, Consistência, Técnica, Capricho, Abertura, Sustentabilidade e Resultados

Para facilitar a compreensão das linhas que orientam a estratégia da Usiminas, foi criada a imagem do cubo que acolhe as três faces — Avenidas Estratégicas, Unidades de Negócios, Valores da Companhia —, como se permeassem toda a Empresa.

. [Link dos resultados com ilustração gráfica: http://v3.usiminas.infoinvest.com.br/ptb/1117/Usiminas_Release_1T10_FINAL.pdf].

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