Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2007 - 10:29

Embraer lança nova versão do Software AHEAD

Sistema de gerenciamento operacional aumenta disponibilidade dos E-Jets

São José dos Campos(SP) – A Embraer lança uma nova versão do AHEAD (Aircraft Health Analysis and Diagnosis), sistema de gerenciamento operacional de aeronaves já disponível a todos os operadores da família dos E-Jets, na Conferência Embraer de Operadores das Américas 2007 (2007 Embraer Operators Conference for the Americas – EOC 2007), realizada de 3 a 8 de junho, em Marco Island, no Estado da Flórida, Estados Unidos.

O AHEAD é um moderno sistema automatizado que possibilita às empresas aéreas monitorar continuamente o estado da sua frota durante o vôo, por meio da transmissão automática ao solo de mensagens de alerta dos sistemas da aeronave. Uma base de controle de manutenção recebe as informações e as utiliza para gerar análises de falhas, identificando e antecipando as ações corretivas e preventivas necessárias.

O serviço vem sendo oferecido desde junho de 2006. A nova versão traz aos operadores novas funcionalidades de apoio ao processo de decisão nas atividades de manutenção de linha. Dentre os principais avanços incorporados, destacam-se a transmissão em tempo real das mensagens de alerta e de manutenção (incluindo também as não exibidas à tripulação durante o vôo) e filtros avançados que possibilitam a análise mais eficiente das causas das falhas e identificação de tendências, bem como relatórios personalizados com histórico por frota, aeronave ou tipo de falha, que também auxiliarão no processo de pesquisa de panes.

“Com a nova versão do AHEAD, entregamos aos clientes dos E-Jets uma ferramenta de última geração para a gestão da manutenção, contribuindo para o aumento da rentabilidade das suas operações”, disse Edson Mallaco, Vice-Presidente de Serviços Aeronáuticos da Embraer. “Na prática, a utilização do AHEAD propicia grandes benefícios às operações de manutenção de linha, levando a um aumento significativo dos índices de disponibilidade técnica das aeronaves.”

O sistema está atualmente sendo utilizado pelas empresas norte-americanas JetBlue (cliente lançador do AHEAD) e US Airways, e encontra-se em fase de implantação na Finnair, da Finlândia; na Copa Airlines, do Panamá; e na Aero República, da Colômbia. Outros operadores de E-Jets já demonstraram interesse pelo sistema.

Perfil da Família Embraer 170/190 - A família Embraer 170/190 de E-Jets é composta por quatro jatos comerciais com 70 a 122 assentos, fruto de um projeto de engenharia avançado que apresenta performance destacada, grande economia operacional e uma ampla cabine.

Os E-Jets têm velocidade operacional máxima de Mach 0,82 e voam a 12.497 metros (41.000 pés) de altitude, com um alcance de até 4.448 km (2.400 milhas náuticas). O alto grau de comunalidade entre as quatro aeronaves resulta em uma excepcional redução nos custos de manutenção e de peças de reposição.

Outro ponto forte é a tecnologia fly-by-wire utilizada no sistema de comandos de vôo, semelhante à empregada em jatos comerciais maiores e aeronaves militares. A família de jatos Embraer 170/190 oferece conforto superior com o projeto da fuselagem em dupla-bolha, que inclui duas entradas principais para passageiros e duas portas de serviço que minimizam o tempo de permanência em solo. Os E-Jets oferecem muito mais espaço ao passageiro, em uma única ou em duas classes, que qualquer outra aeronave do mesmo tamanho.

Em 31 de março de 2007, a carteira de pedidos da família de E-Jets tinha 630 pedidos firmes e 558 opções, totalizando 1.118 aeronaves encomendadas por 32 clientes em 22 países.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de março de 2007, contava com 21.005 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 15,0 bilhões. | www.embraer.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira