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14/05/2010 - 08:57

Grendene registra aumento de 22,5% no faturamento do primeiro trimestre de 2010

Período também contabilizou crescimento de volume de vendas de 35% e a distribuição de R$ 22,5 milhões em dividendos intermediários.

Sobral – A receita líquida de vendas da Grendene (BM&Fbovespa: Novo Mercado - GRND3), uma das maiores produtoras de calçados do mundo, cresceu 22,5% no primeiro trimestre de 2010 em relação a igual período em 2009 (de R$ 305,8 milhões para R$ 374,5 milhões). Já o volume de vendas, levando-se em conta os mesmos períodos, apresentou aumento de 35%, saltando de 34,4 milhões para 46,4 milhões de pares.

No mercado interno, o crescimento foi de 35% (de 18,6 milhões para 25,2 milhões). No mesmo período, as exportações cresceram de 15,7 milhões para 21,2 milhões de pares, o que levou a um incremento de 34,8%. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior / Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (SECEX/ABICALÇADOS), a participação da Grendene nas exportações brasileiras de calçados passou de 38,6% para 42,9% nos volumes de pares e de 14,9% para 16,6% nas exportações em dólar, se compararmos o primeiro trimestre de 2010 com igual período de 2009.

“A acertada estratégia de negócios adotada pela empresa, a sólida situação financeira, as excelentes relações com os canais de vendas, a ótima aceitação dos produtos – apresentados em feiras de negócios no início de 2010 – e a credibilidade da empresa justificam os bons resultados obtidos”, explica Francisco Schmitt, Diretor de Relações com Investidores da Grendene. Segundo o executivo, os fundamentos econômicos que impulsionam o modelo de negócios da Grendene continuam fortes e com tendências positivas, principalmente no mercado interno.

Em função da deterioração na taxa de câmbio, que pressionou as margens de exportação e pela conduta cautelosa com relação aos preços, adotada pela empresa no segundo semestre de 2009, o lucro líquido não acompanhou o crescimento da receita líquida e registrou queda de 27%.

Independentemente das eventuais flutuações sazonais nas margens que a Grendene obtém, a empresa tem demonstrado capacidade de pagar bons dividendos e incrementar seu caixa líquido ao longo do tempo. Este caixa proporciona uma receita financeira importante e estável que remunera seus acionistas com baixo risco. Mantendo a política de antecipação trimestral de dividendos, a Companhia pagará dividendos intermediários “ad referendum” no valor de R$ 22,5 milhões, a partir do próximo dia 2 de junho.

Desde a primeira semana de abril, a marca Melissa passou a integrar o Business Services Network, um grupo do CFDA – Council of Fashion Designers of America, presidido pela estilista Diane Von Furstenberg. A organização sem fins lucrativos é extremamente exigente na escolha dos membros, e a Melissa é a única marca de calçados brasileira a figurar entre eles. Como membro desse conselho, será envolvida na parte estrutural do mundo da moda, uma vez que o CFDA tem forte influência na mídia local, governo e estilistas. A facilidade na aceitação da marca se deu em função da consistência dos negócios da empresa no mercado americano, da contribuição para a evolução do mercado da moda e do reconhecimento ao conceito e design inovadores e irreverentes. Com isso, Melissa abrevia seu acesso a um grupo seleto de marcas e nomes da moda e torna mais fácil seu apoio e parcerias com os estilistas membros.

Premiações e perspectivas - Este ano, a Grendene conquistou o “Prêmio Campeãs da Inovação”, da Revista Amanhã, em parceria com a Edusys, que apontou as 30 empresas mais inovadoras do Sul. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa também recebeu, do Grupo Pão de Açúcar, o "Certificado Top Log" de Melhores práticas na Cadeia de Abastecimentos durante o ano de 2009, no setor Têxtil.

A empresa avalia como boas as perspectivas para os próximos períodos. “No curto prazo podemos destacar como drivers de consumo para o mercado interno a baixa inflação, o crescimento da massa salarial, a ascensão das classes de menor renda, a realização da Copa do Mundo na África do Sul e a realização de eleições gerais no Brasil”, ressalta Schmitt. Para 2010, a Grendene dará especial atenção à elevação do market share no mercado doméstico.

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