Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2010 - 12:43

Dextra alcança 100 mil horas de projetos com metodologias ágeis com resultados impressionantes

Pioneira no Brasil na adoção de Scrum para desenvolvimento de software, a empresa obteve com a técnica uma marca inédita: 100% de sucesso em projetos e 100% de satisfação de seus clientes.

São Paulo – Os esforços empregados nos últimos três anos permitiram à Dextra Sistemas - especializada em soluções de software sob medida - colher com muito sucesso os frutos de um investimento pioneiro no Brasil em desenvolvimento ágil. No final de abril deste ano a empresa atingiu a impressionante marca de 100 mil horas de desenvolvimento de software com metodologias ágeis, principalmente Scrum. E com resultados igualmente notáveis para seus clientes: 100% de satisfação e 100% de sucesso nos projetos executados.

Após 15 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas com metodologias tradicionais, inclusive com um processo próprio baseado no RUP e certificado de qualidade MPS.BR Nível F aplicado em projetos de grande porte em clientes como Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Brasil Telecom e CPQD, dentre outros, a forma de abordar os riscos e controlar seus projetos mudou muito com a adoção de métodos ágeis.

"Todos os projetos de desenvolvimento de sistemas têm um problema fundamental, nunca resolvido por nenhuma metodologia tradicional: gerenciar as expectativas dos clientes", explica Eduardo Coppo, Diretor de Operações da Dextra. "A abordagem ágil trazida pelo Scrum permitiu que, através de entregas muito rápidas de produtos funcionais, fosse possível antecipar riscos e atuar de maneira efetiva sobre eles, aumentando as chances de sucesso em projetos de alta complexidade".

A Dextra iniciou suas experiências com desenvolvimento ágil em projetos internos há cerca de 4 anos. Após quase 1 ano e resultados promissores, a empresa se sentiu madura para oferecer os serviços ao mercado.

"Há 3 anos as empresas ainda estavam um pouco reticentes com a novidade, muito recente no Brasil. Provavelmente éramos a primeira empresa nacional a oferecer um modelo de contratação externa de projetos de software com Scrum", aponta Luis Dosso, Diretor Comercial da Dextra. "Resolvemos então investir no amadurecimento do mercado e organizamos eventos pelo país para mostrar os benefícios que métodos ágeis podem gerar".

Benefícios - E os benefícios têm mesmo sido percebidos pelas empresas clientes da Dextra. Alta capacidade de resposta a mudanças no cenário de negócios, forte alinhamento de TI com a estratégia, agilidade e velocidade nas entregas, flexbilidade na gestão do escopo e atendimento a time-to-market agressivos são alguns dos resultados que empresas de segmentos tão diferentes quanto Financeiro, Mídia, Governo, Forças Armadas, Saúde, Indústria e Segurança, têm podido apresentar em seus projetos de software.

Algumas das empresas líderes no Brasil em seus segmentos têm ou tiveram projetos com Scrum executados pela Dextra, dentre elas podemos destacar Globosat, Grupo Confidence, Força Aérea Brasileira, Trópico Telecom, ICTS do Brasil, KinoMaxx, Fair Place, Sumus Telecom, Instituto Great Place to Work, Centro de Combate ao Câncer, Pósitron/PST Electronics, dentre outros.

O Grupo Confidence, formado pela Confidence Câmbio, maior e mais respeitada corretora de câmbio do Brasil, Banco Confidence e SACS, administradora de cartões, recentemente trilhou o mesmo caminho que a Globosat, maior programadora de TV por assinatura da América Latina, percorreu há 2 anos: contratou inicialmente um projeto de software de escopo fechado da Dextra, que foi executado com sucesso com uma abordagem ágil, e resolveu estreitar o relacionamento mudando o contrato para uma linha Scrum tradicional.

Exportação - Em projetos de exportação o Scrum vem sendo uma alternativa muito interessante no momento em que o Brasil desponta como principal alternativa a destinos saturados de contratação off-shore como Índia e Leste Europeu. "Além de termos fuso e cultura mais próximos, as ferramentas de projeto integradas com ferramentas de comunicação permitem que do Brasil consigamos trabalhar com nossos clientes nos EUA e Europa como se eles estivessem em São Paulo", afirma José Fernando Guedes, Gerente da Fábrica de Software da Dextra. E isso tem sido percebido na prática em projetos para clientes como Young Life (EUA), GSV (EUA) e mais duas empresas que, por motivos contratuais, não podem ter seus nomes revelados: uma das maiores agências online do mundo e uma indústria alimentícia líder no mercado americano e europeu.

Novas conquistas - Recentemente o pioneirismo da Dextra se refletiu em um novo segmento onde antes havia grande dificuldade para Scrum: a Dextra foi a primeira empresa no Brasil a vencer um edital público de contratação de desenvolvimento de software com ponto de função e Scrum, possibilitanto inclusive um registro de ata de preço. A Força Aérea Brasileira, antigo cliente em métodos tradicionais, foi mais uma instituição que, como Globosat e Grupo Confidence, puderem perceber os benefícios do modelo oferecido pela Dextra.

"Nossas metas são ambiciosas: em 5 anos queremos alcançar 1 milhão de horas em projetos de desenvolvimento com Scrum, nos firmando como a empresa mais madura, efetiva e com melhores resultados em projetos de software da América Latina. Mudaremos o patamar e a experiência de contratar serviços de TI", projeta Marcos Alves, Gerente Comercial da empresa.

Dextra Sistemas - Presente no mercado de TI desde 1995, a Dextra é uma fábrica de software que desenvolve soluções customizadas e flexíveis, possibilitando a seus clientes qualidade, agilidade e maior valor percebido. A Dextra oferece ainda serviços profissionais de consultoria e capacitação para orientar a melhoria contínua de projetos de software e otimizar competências em TI.

Eleita em 2009 como uma das melhores empresas para trabalhar pelo Instituto Great Place to Work e Certificada no nível “F” de maturidade pelo MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), a Dextra atende clientes como Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro, Brasil Telecom, Unicamp, Nextel, Metrô/SP, UOL, Banco IBI, Banco BMG, CPqD, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira