Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2010 - 13:04

Principe da bélgica visita Porto de Santos

O Príncipe Philippe da Bélgica liderará uma missão econômica belga que visitará o Porto de Santos no próximo dia 18 de maio (terça-feira), às 10h30, para conhecer os projetos de expansão e, mais especificamente, o projeto que a DEME-DEC (DEME Environmental Contractors) está desenvolvendo com o objetivo de recuperar área degradada na Alemoa para construção do novo terminal multimodal da Brasil Terminal Portuário (BTP). A missão será recepcionada pela diretoria da CODESP no edifício-sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº (Portão 23), bairro do Macuco, Santos. O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, também estará recepcionando a delegação na sede da CODESP.

O Presidente da CODESP, José Roberto Correia Serra, apresentará à missão belga os investimentos em infraestrutura previstos para o Porto de Santos e a DEME mostrará o projeto e as obras de recuperação do solo já implementadas na área da BTP.

Missão - Integram a delegação, composta por 61 pessoas, o Ministro de Estado, Jos Chabert, o Embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, e os presidentes das autoridades portuárias de Antuérpia e Ghent, respectivamente, Eddy Bruyninckx e Daan Schalck.

A missão econômica chega ao Brasil entre os dias 16 e 21 de maio, organizada pela Agência de Comércio Exterior belga, as organizações regionais que promovem o comércio exterior (AWEX – Agência Valã para a Exportação e o Investimento; Brussels Export; e Flanders Investment & Trade), e o Ministério das Relações Exteriores belga, o qual coordena os aspectos políticos do programa.

Esta é a segunda missão econômica belga ao Brasil em menos de cinco anos, e despertou considerável interesse na comunidade empresarial da Bélgica. Aproximadamente 150 companhias se registraram na missão, representadas por mais de 220 empresários. Este grande número de participantes mostra a vontade da comunidade de negócios belga de estabelecer e/ou aprofundar relações com seus homólogos brasileiros. É também notável a participação de todas as principais universidades belgas, que dão seguimento à visita de várias universidades brasileiras à Bélgica no ano passado. Somando-se a estes os oficiais e a imprensa belgas, totalizando 298 pessoas.

Os projetos em áreas de transporte e de infraestruturas de esporte assegurarão a habilidade do Brasil em receber com sucesso os maiores eventos esportivos do mundo, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio. Esses dois principais eventos estarão em foco durante a missão econômica belga, uma vez que o Clube de Tecnologia de Esportes belga organizará mesas redondas sobre infraestrutura esportiva. Outros setores que estarão em evidência durante a missão são os setores químico, energético, de agronegócios, da saúde, e o setor audiovisual.

A delegação de Reitores e importantes acadêmicos de universidades belgas terão um papel ativo no seminário sobre “University Industrial Research” organizado por WBI-CIRI (Wallonia Brussels International) e terá encontros com homólogos, assim como com a Presidência da CAPES.

Durante a missão, a delegação belga ficará em sua maior parte em São Paulo e Rio de Janeiro. No dia 20 de maio o Príncipe Philippe terá um encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, onde vários acordos serão assinados entre autoridades belgas e brasileiras.

A delegação de empresários viajará adicionalmente a Belo Horizonte para contatos de negócios. Durante toda a missão ocorrerão contatos business-to-business, com base em um extenso programa preparado pelas agências regionais de comércio exterior.

O Príncipe Philippe e a delegação de empresários belgas também farão contatos com os principais atores da economia brasileira, através de reuniões organizadas com a FIESP, a UNICA e a CSN. No Rio de Janeiro, uma visita e contatos de negócios serão organizados com a TV Globo. Contatos oficiais com os Governadores e Prefeitos, tanto de São Paulo quanto do Rio, serão uma oportunidade para as companhias belgas receberem em primeira mão informações sobre projetos brasileiros e para avaliarem sua participação neles.

De acordo com a base de dados da Agência de Comércio Exterior belga, 1.065 companhias belgas exportam atualmente para o Brasil. O Brasil é o 25º cliente da Bélgica e seu 21º fornecedor (dados de 2009). As exportações belgas ao Brasil totalizaram 1.472,8 milhões de euros em 2009 e as importações alcançaram 1.826,5 milhões de euros. A missão econômica presidida pelo Príncipe Philippe vem dar novo impulso às relações comerciais entre os dois países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira