Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/05/2010 - 14:10

Conferência internacional de sustentabilidade mostrará projetos de educação do Senai e Sesi

Dezessete projetos que envolvem ações em prol da educação e sustentabilidade foram selecionados e serão apresentados nas mesas temáticas do evento. A Conferência será na próxima semana, em Curitiba.

O projeto “O Caminho da Profissão”, desenvolvido pelo Sesi e Senai Paraná, que abre oportunidade de qualificação profissional para jovens e adultos de baixa renda e desempregados, já beneficiou mais de 1.500 pessoas em todo o Estado. Outra iniciativa chamada “Indústria Itinerante” já alcançou 56 mil adolescentes de 7ª e 8ª séries de escolas públicas do Paraná, com ações de orientação profissional, noções de valores e cidadania.

O Caminho da Profissão e Indústria itinerante estão entre os 17 projetos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) selecionadas para serem apresentadas na Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento, que se insere na programação da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2004-2015) decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), acontece na próxima semana (de 18 a 20 de maio), em Curitiba, no Cietep.

O objetivo da Conferência é reunir docentes, pesquisadores e profissionais de educação do Brasil e de diversas partes do mundo para que interajam, discutam e proponham ideias inovadoras em prol do desenvolvimento sustentável no processo educacional.

Os projetos do Sistema Fiep vão compor as mesas temáticas da Conferência, um formato de apresentação que facilita a interação de experiências em projetos de educação e em ações pró-sustentabilidade desenvolvidas em diversas partes do mundo. Serão 135 iniciativas no total, vindas de países dos continentes europeu, asiático, americano e africano.

“Esse grande número de projetos do Sistema Fiep aprovados para a Conferência reflete a culminância de todo um planejamento e conceito trabalhados pela entidade, sempre focados no desenvolvimento sustentável”, avalia o diretor de operações do Senai Paraná e um dos integrantes do comitê organizador da Conferência, Marco Antonio Areias Secco. Ele ressalta que todos as iniciativas aprovadas estão alinhadas com o conceito de sustentabilidade que a própria Fiep ajudou a criar. “É um reconhecimento da efetividade e sincronização de nossas ações”, completou Secco.

Educação profissional sustentável -O projeto “O Caminho da Profissão” foi criado em 2006 focado na ideia de levar qualificação profissional e formação cidadã a pessoas que não poderiam arcar com os custos de um curso profissionalizante. Com a parceria de empresas, sindicatos, associações e outras instituições públicas e privadas, o Sesi e o Senai deram início a um programa que tem seu êxito comprovado pelos números: em quatro anos, o projeto certificou mais de 1.500 pessoas e já foi levado para mais de 30 municípios paranaenses.

Os alunos são certificados como auxiliares em uma das oito áreas industriais contempladas no programa: Manutenção Predial, Serviços de Panificação e Automotivos, de Confecção e Vestuário, Eletricidade Predial, Marcenaria, Mecânica Industrial e Produção de Alimentos. Toda a qualificação prática, conduzida por técnicos do Senai, vem acompanhada pela formação cidadã do Sesi, que abrange o ensino de saúde e segurança no trabalho, relações interpessoais, meio ambiente, ética e cidadania.

Adolescentes para o futuro - O projeto “Indústria Itinerante”, também desenvolvido pelo Sesi e Senai, vem com a proposta de levar orientação pessoal e profissional para adolescentes de 7ª e 8ª séries de escolas e colégios públicas do Paraná. Tudo é feito por meio de vivências transversais às áreas do conhecimento como valores, tecnologia, empreendedorismo e bem estar. O objetivo é produzir ideias e novos conceitos na formação dos jovens, estabelecendo uma cultura empreendedora através do processo de aprendizagem. O programa é feito em parceria com indústrias, sindicatos, ONGs e instituições públicas e privadas. Desde sua criação, em 2004, o “Indústria Itinerante” já alcançou mais de 56 mil adolescentes. Só em 2009, foram 15 mil jovens, de 73 colégios.

Conferência – A Conferência Internacional é organizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Centro Regional de Integração de Expertise (CRIE). No Sistema Fiep, a Conferência faz parte do programa maior “Cidades Inovadoras”, um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, que visa criar ambientes urbanos propícios à inovação nas indústrias e surgimento de negócios sustentáveis.

.[ A abertura do evento acontece na terça-feira (18/05), às 8h30, no Cietep. Informações e inscrições podem ser realizadas pelo site: www.prppg.ufpr.br/eds2010].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira