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15/05/2010 - 14:27

Apex-Brasil abre Centro de Negócios em Moscou

Em 2009, as exportações brasileiras para a Rússia chegaram a US$ 2,86 bilhões, e CN reforça acesso a mercado de cerca de 150 milhões de pessoas.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lança nesta segunda-feira, 17 de maio, o Centro de Negócios de Moscou (Rússia) para promover a internacionalização das empresas brasileiras, estimular as exportações dos serviços e produtos nacionais para o Leste Europeu e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.

A cerimônia de lançamento será realizada em São Paulo, com a participação do chefe adjunto da Representação Comercial da Rússia no Brasil, Petr Pankratov, do presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, e de mais de 100 empresários brasileiros interessados em realizar negócios na região. Na ocasião, o gerente do Centro de Negócios, Yuri Ribeiro, apresentará as principais oportunidades de negócios para empresas brasileiras.

"A abertura de um Centro de Negócios em Moscou está na estratégia de diversificação de mercados proposta pela Apex-Brasil. Um novo Centro de Negócios na Rússia significa que o Brasil coloca definitivamente o pé no mercado do leste europeu, que é importante por possuir um padrão de consumo elevado", diz Alessandro Teixeira.

A partir do novo Centro de Negócios, que funcionará no novo centro empresarial da capital russa, Moscow-City, a Apex-Brasil reforça o acesso a um mercado de aproximadamente 150 milhões de pessoas com o objetivo de aumentar o fluxo comercial com países da região.

Oportunidades para empresas - A Rússia é o 13º principal parceiro comercial do Brasil. Em 2009, as exportações brasileiras para a Rússia chegaram a US$ 2,86 bilhões, sendo US$ 1 bilhão em produtos industrializados. Entre os bens mais comercializados estão carne, açúcar, café, soja, peças de aviões, máquinas agrícolas, autopeças, motores, frutas frescas e secas, castanhas, bombons e confeitos, calçados, vestuário e peças de joalheria. "A região é uma das grandes compradoras dos nossos produtos agrícolas e tem potencial para ser uma grande compradora de produtos manufaturados", explica o presidente da Apex-Brasil.

A Rússia ocupa localização estratégica, que permite ligar Ásia e Europa, e apresenta grande potencial para se tornar um hub para logística de transporte entre as regiões. O CN de Moscou é o sexto da Apex-Brasil em todo o mundo. A Agência mantém ainda outros cinco Centros de Negócios, que oferecem às empresas brasileiras serviços de inteligência comercial, branding, identificação de oportunidades e informações sobre compradores - além do apoio a eventos e rodadas de negócios.

Estão estrategicamente localizados na Ásia (Pequim - China), Oriente Médio (Dubai - Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami - EUA), América Central e Caribe (Havana - Cuba) e Europa (Varsóvia - Polônia). Em breve, serão abertos dois novos CNs, na África (Luanda - Angola) e na Europa Ocidental (Bruxelas - Bélgica). O escritório na Bélgica terá o objetivo de mais específico de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que afetem ou possam afetar as exportações brasileiras, tendo um papel ativo diante das decisões que impactam o Brasil.

.[ Lançamento do Centro de Negócios da Apex-Brasil em Moscou, dia 17 de maio de 2010, às 19 horas, no Hotel Sheraton WTC - Av. das Nações Unidas, 12.551 - Brooklin Novo - São Paulo-SP - Sala: Matisse, piso M.].

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