Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2010 - 04:43

Carrefour ganha qualidade nas operações de análise de crédito de seus clientes

A rede varejista apostou em um sistema de mercado para automatizar os processos de concessão de crédito depois de criar sua própria instituição financeira em 2007.

São Paulo – O Carrefour adotou o software de decisão de crédito e análise de risco da Crivo, há 18 meses, para acelerar os processos de crédito e fraude e ajudar na parametrização das políticas da rede nesta área. Como é comum na área, o Carrefour utilizava um sistema próprio para gerir suas operações, mas buscava uma solução mais completa para proporcionar ainda mais segurança e padronizar os critérios de decisão de crédito, além de agilizar as análises de cobranças ao cliente.

A necessidade surgiu quando a rede varejista criou, em 2007, sua própria instituição financeira, o Carrefour Soluções Financeiras e, a partir de então, passou a oferecer além do Cartão Carrefour Private Label, outros produtos e serviços, como Cartões de Crédito Bandeirados e diversas modalidades de seguros para seus clientes.

Com a implementação do software Crivo, que leva o mesmo nome da desenvolvedora, acoplado ao workflow principal, o Carrefour Soluções Financeiras reduziu de forma expressiva o tempo necessário para definir as opções de crédito e financiamento de compras para seus clientes em qualquer loja da rede. A Instituição também conseguiu estabelecer uma metodologia de decisão de crédito e aumentou o número de fontes consultadas durante o processo de análise. Apesar de envolver mais etapas, o tempo de análise diminuiu; passou para vinte segundos, em média.

Marcos Faria, diretor técnico e de suporte do Carrefour Soluções Financeiras, explica que além de agilizar a consulta em si, o fato de o sistema parametrizar as políticas de crédito da empresa facilitou os processos. “O Crivo consulta fontes externas e internas em busca de informações cadastrais do cliente, cruza esses dados e define em segundos a decisão de crédito com base na política do Carrefour, que é definida no início da utilização do sistema e pode ser alterada e ajustada a qualquer momento”.

“Nossos clientes são os experts em crédito. O que nós da Crivo fazemos é viabilizar suas transações com uma tecnologia que alia informações de quantas fontes o cliente quiser com suas próprias diretrizes de concessão de crédito. Daí a assertividade do sistema. Ele funciona como o cliente quer”, explica Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento da Crivo.

Além da flexibilidade do software para incluir novas políticas de crédito rapidamente, um dos diferencias identificados pelo Carrefour é o preparo da equipe da Crivo para atender às necessidades da rede prontamente. “A Crivo soluciona as nossas dúvidas relacionadas à tecnologia fornecida e as implementações são feitas no dia a dia sem burocracia”, destaca Faria.

Ainda de acordo com o executivo, a empresa apresenta melhorias constantes no sistema e realiza adaptações pontuais, de acordo com a necessidade da empresa usuária. “O sistema também tem uma linguagem simples, é visual e isso facilita o uso pela nossa equipe de analistas”, finaliza.

Perfil da Crivo - Há dez anos, a Crivo abriu as portas como fornecedora de tecnologia para decisão de crédito. Nesta primeira década, adquiriu conhecimento de negócios nas áreas de finanças, seguros, telecomunicações e varejo, capacitando-se, também, como fornecedora de consultoria e serviços de alto nível para apoiar as decisões de crédito, risco e fraude das empresas. Focada na qualidade e inovação, a Crivo oferece produtos e serviços para todo o ciclo de crédito: cadastro, fraude, risco de crédito, scoring, limite, decisão, cobrança e avaliação de carteira.

Em 2009, a empresa registrou receita de R$ 20 milhões e processou aproximadamente 200 milhões de operações. Desde sua fundação, recebeu importantes prêmios. Em 2008, ocupou o 5º lugar no ranking Deloitte e Exame PME das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil. Além disso, conquistou o Prêmio Endeavor & EXAME PME de Empreendedorismo, na categoria Potencial de Crescimento, e entrou para o time Empreendedores Endeavor. Em 2009, figurou novamente no ranking Deloitte e Exame PME, além de receber do Anuário Informática Hoje o prêmio “Destaque do Ano” no segmento de Desenvolvedores de Software – Pequeno Porte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira