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06/06/2007 - 07:27

Pequenas confecções mineiras entram no circuito da moda

Empresas consolidam marca Divino Minas durante o Fashion Rio, que segue até dia 7 na Marina da Glória, Rio de Janeiro

Belo Horizonte - A cidade de Divinópolis, no centro-oeste de Minas Gerais, participa edo Fashion Business, evento de negócios paralelo ao Fashion Rio.

A cidade é representada por seis empresas que apresentam as coleções primavera-verão do Projeto Divino Minas. O desenvolvimento e apresentação das coleções, em um dos maiores eventos de moda do País, integram as ações para melhorar a competitividade e a participação das pequenas confecções de Divinópolis nos mercados interno e externo.

Cada empresa do Projeto Divino Minas leva uma coleção composta por cerca de 70 peças. Desenvolvidas a partir do tema 'Transformação', as coleções incluem moda praia, moda feminina e masculina, jeans wear, malharia e tricô.

O estilista Ronaldo Fraga coordenou o desenvolvimento das coleções, que se inspiram em diferentes interpretações da temática 'Transformação'. "A idéia é promover uma discussão contemporânea, direcionando os estudos de tendências e permitindo a cada marca ter um olhar sobre o tema comum", explica o estilista.

A questão ambiental impera entre as inspirações das seis confecções. A preocupação com as águas do Rio São Francisco, a Amazônia e o ecossistema aparecem em diferentes abordagens nas peças feitas de algodão, seda e em tecidos de última geração, como os novos jérseys.

O catálogo das coleções será lançado durante o São Paulo Fashion Week, entre os dias 12 e 18 de junho. Para Ronaldo Fraga, que acompanha as empresas de Divinópolis desde a primeira coleção, o trabalho vem estimulando o grupo a perseguir a qualidade. "Eles começaram a sentir no dia-a-dia a importância de uma coleção coerente, com identidade. A Divino Minas virou uma marca forte", destaca.

A Pura Mistura inspira-se nas águas do Rio São Francisco e nos trabalhos artesanais dos ribeirinhos para criar cerca de 60 'looks'. "São roupas leves, como saias, blusas e vestidos. Elas trazem bordados manuais em linhas que representam as águas e as casas às margens do rio, além de muitas cores primárias", adianta a estilista da Pura Mistura, Michelle Melo.

A Magathus prepara a coleção inspirada na obra dos Irmãos Campana, artistas plásticos brasileiros reconhecidos internacionalmente. "Eles usam o design para transformar produtos em objetos de desejo", sintetiza Aderi Antônio Filho. A Magathus leva para a Fashion Business, entre outras peças, blusas, vestidos, bermudas e macaquinhos feitos com tecidos naturais e sintéticos.

A Feriado Nacional estréia na Fashion Business tendo a Amazônia como tema de sua coleção. A biodiversidade da maior floresta tropical do mundo será representada nas estampas, nos bordados com cores vivas e nos acessórios feitos com pedraria, crochê e penas. Especializada em moda praia, a empresa aposta na exclusividade das peças que já conquistaram clientes em 36 países, entre os quais Japão, Rússia e EUA. "As vendas externas representam em torno de 30 a 40% do nosso faturamento", informa a estilista Marcilene Gonçalves.

O Sudeste e o Sul do Brasil são os principais mercados da Feriado Nacional, que tem planos no curto prazo de abrir uma representação no Nordeste e ampliar a participação no mercado externo. "Participaremos de duas feiras internacionais este ano: uma em Miami e outra em Lyon, na França", conta Marcilene.

Empresas participantes: Cactus - (37) 3222-4238 | Feriado Nacional - (37) 3222-4696 | J Eurides - (37) 3222-8600 | Magathus - (37) 3222-5370 | Pura Mistura - (37) 3222-2813 | Sintonia - (37) 3222-8919| Por: Alide de Freitas/Sebrae MG.

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