Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2010 - 09:44

Maioria dos brasileiros (87%) se mostrou disposta a se submeter a um ou mais procedimentos de segurança

Antes de se deslocar de avião, de acordo com a última edição do Índice de Segurança Unisys.

Oitenta e sete por cento dos brasileiros se mostraram dispostos a se submeter a um ou mais procedimentos de segurança antes de se deslocar utilizando transporte aéreo. Sessenta e cinco por cento dos entrevistados estão inclinados a aceitar o chamado “scanner” de revista pessoal; 59% aceitam a biometria como recurso de segurança; e 53% não mostram restrição em apresentar dados pessoais antecipados antes de viajar.

Este item faz parte da última edição do “Índice de Segurança Unisys para o Brasil”, realizada em março deste ano, e que mostra o nível de preocupação dos brasileiros em relação à segurança. A pesquisa é elaborada desde 2007 e está em sua sexta edição.

“A maioria da população brasileira está disposta a cooperar com medidas de segurança em viagens aéreas, tais como ‘scanner’ de revista pessoal, sugerindo que eles abrem mão de privacidade em troca de segurança”, explica Paulo Bonucci, presidente da Unisys Brasil. “Nossa pesquisa mostra que os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a segurança neste item”.

O “Índice de Segurança Unisys para o Brasil” apresenta, a partir de todas as respostas, um índice geral de preocupação dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, o nível de preocupação dos brasileiros em relação ao levantamento anterior teve acentuado aumento: de 153 para 177 (em uma escala de 0 a 300 – sendo 300 o mais elevado nível de preocupação). Na primeira edição da pesquisa, em agosto de 2007, este número chegava a 188. Depois, em março de 2008, caiu para 169. Em setembro de 2008, subiu para 182. Já em março de 2009, foi para 178.

O “Índice de Segurança Unisys para o Brasil” é composto por oito questões relacionas a segurança nacional (no que tange à violência e epidemia), a segurança financeira (em relação às fraudes com cartões bancários e à capacidade de honrar suas obrigações financeiras pessoais), segurança na Internet (no que se refere à spam, vírus e transações financeiras online) e segurança pessoal (em termos de riscos físicos e roubo de identidade). Durante a pesquisa, pergunta-se aos entrevistados o nível de preocupação sobre cada item.

Principais resultados da pesquisa - O item do “Índice de Segurança Unisys para o Brasil” que questiona a preocupação do brasileiro com relação à ocorrência de epidemia no Brasil indica que 79% das pessoas estão seriamente preocupadas com isso; 15% tem alguma preocupação com o tema e somente 6% mostraram não temer o problema. Na última edição da pesquisa esse índice apontava que 62% dos brasileiros estavam seriamente preocupados com a ocorrência de uma epidemia.

Já o item que se refere à obtenção e uso por outras pessoas de informações de seu cartão de crédito e débito, 84% dos brasileiros estão seriamente preocupados. Apenas 16% têm alguma preocupação ou nenhuma. Na última edição do “Índice de Segurança Unisys para o Brasil”, 69% das pessoas indicavam séria preocupação em ter seus dados de cartões bancários usados irregularmente.

Com relação à segurança de transações financeiras online, um pouco mais da metade dos brasileiros (51%) estão seriamente preocupados com o assunto; 20% demonstram alguma preocupação e 21% apontaram despreocupação com o item; 8% não souberam responder. Ano passado, na última pesquisa, 36% disseram estar seriamente preocupados.

No que tange à segurança pessoal nos próximos seis meses, o “Índice de Segurança Unisys para o Brasil” passou de 40% (apurado na última edição da pesquisa) para 64% o número de pessoas seriamente preocupadas com o assunto. Nesta edição, 22% apresentaram alguma preocupação e 13% nenhuma; 1% não respondeu a questão.

Com relação à preocupação por classificação sexual com alguns itens do “Índice de Segurança Unisys para o Brasil”, constata-se que as mulheres são mais seriamente preocupadas com o assunto do que os homens: segurança nacional (79% das mulheres seriamente preocupadas e 66% dos homens seriamente preocupados); epidemia (85% e 74%, respectivamente); fraude bancária (86% e 82%, respectivamente); roubo de identidade ( 79% e 73%, respectivamente); e segurança pessoal (69% e 59%, respectivamente).

O “Índice de Segurança Unisys para o Brasil” é feito com base em uma pesquisa, por telefone, com 1.500 pessoas, entre 18 e 65 anos de idade (metade homens, metade mulheres). Os entrevistados são selecionados aleatoriamente em famílias das principais regiões metropolitanas do Brasil, das classes A, B e C. As entrevistas são realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. O levantamento da Unisys é conduzido pelo Lieberman Research Group e acontece simultaneamente em vários países.

Perfil- O Índice de Segurança Unisys é um estudo global bianual que oferece percepções de consumidores em relação a uma série de problemas relacionados à segurança. Lieberman Research Group conduziu a pesquisa na América Latina, Europa e Estados Unidos; Newspoll conduziu a pesquisa na Ásia-Pacifico. Desta edição participaram 10 mil pessoas de onze países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil Espanha, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong, México, Nova Zelândia e Reino Unido. O estudo mede as percepções do consumidor numa escala de 0 a 300, sendo que 300 compreende o mais elevado índice de preocupação. [www.unisyssecurityindex.com]

Perfil- A Unisys é uma empresa mundial de tecnologia da informação. Oferecemos um portfólio de serviços de TI, software e tecnologia que resolvem problemas críticos para os clientes. A Unisys é especializada em ajudar os clientes a proteger suas operações, aumentar a eficiência e a utilização dos seus data centers, melhorar o atendimento aos seus usuários finais e funcionários e modernizar seus aplicativos corporativos. Para oferecer esses serviços e essas soluções, reunimos ofertas e recursos em serviços de outsourcing, serviços de integração de sistemas e consultoria, serviços de infraestrutura, serviços de manutenção e tecnologia de servidores de grande porte. Com aproximadamente 24 mil colaboradores, a Unisys atende organizações comerciais e órgãos públicos em todo o mundo.| www.unisys.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira