Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2010 - 10:03

Aliança e Associação Educacional Labor se unem em prol da educação no Brasil


Projeto “Educação Transporte Seguro” prevê a capacitação de 125 educadores, com o atendimento de 4 mil alunos das cidades de Santos e Guarujá.

São Paulo – Ser a força motriz para intensificar o interesse e permanência dos alunos nas escolas e evitar o processo de evasão. Esse é o principal objetivo da Associação Educacional Labor, que há quase 20 anos investiga, elabora e propõe alternativas pedagógicas, instrumentalizando os educadores a serem co-autores de um ensino mais estimulante e eficaz para crianças e adolescentes em risco de exclusão escolar.

Desde 2009, a Associação Educacional Labor conta com o patrocínio da Aliança Navegação e Logística, que se interessou pela proposta e desenvolveu em parceria com a entidade o projeto “Educação Transporte Seguro”, que atende especificamente às cidades de Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo.

Cerca de 125 educadores, entre eles, professores, oficineiros (que realizam oficinas de teatro, dança e artes), especialistas em educação, coordenadores e supervisores de escolas públicas de Santos e do Guarujá participam do programa, que pretende atingir, aproximadamente, 4 mil alunos do Ensino Fundamental.

“Os educadores participantes são instruídos para que reflitam e mudem suas práticas, tornando-se capazes de garantir a aprendizagem de todos os alunos de suas escolas”, explica Elaine Cristina Simões Brandão, educadora da Associação Labor e coordenadora do projeto “Educação Transporte Seguro”.

Em Santos, a Labor contribui com a formação continuada dos educadores de 14 núcleos do Programa Escola Total, desenvolvido pela prefeitura, que amplia o tempo de permanência dos alunos das unidades municipais de ensino através de atividades educativas nas áreas da cultura, artes e esportes.

“A participação de 60 oficineiros em Santos viabiliza que os conhecimentos adquiridos sejam compartilhados com os 400 oficineiros que desenvolvem atividades no contra-turno das aulas. Também buscamos a interação com os professores da educação formal para que haja um trabalho cada vez mais integrado”, ressalta Elaine.

Já no Guarujá, a Labor trabalha com 60 professores de 10 escolas municipais que atendem, majoritariamente, comunidades periféricas em situação de risco social. O principal objetivo na cidade é realizar uma parceria consistente entre escola e comunidade com intervenção pedagógica considerando os estágios de aprendizagem dos alunos. Em outra vertente, ampliando o conhecimento dos educadores e melhorando o desempenho das crianças e adolescentes, a Labor visa ainda diminuir a violência e a indisciplina dentro das instituições com a oferta de um ensino com teoria e prática significativo e agradável por meio de projetos educacionais.

“Em um trabalho de parceria constante, os participantes do projeto “Educação Transporte Seguro” passaram a entender a comunidade local e a se relacionar melhor com as famílias, além de terem maior interação com colegas e direção das escolas, optando por uma prática mais adequada à aprendizagem de seus alunos”, completa a educadora.

O resultado na prática - De 1991 a 2009, mais de 4.800 professores e 578.000 alunos foram beneficiados pelos projetos da Associação Labor em escolas interessadas em melhorar seu desempenho. A Labor estimula o professor a fazer da avaliação um meio para aperfeiçoar a sua própria produção e o desempenho de seus alunos.

“O projeto é desafiador e ao mesmo tempo muito contagiante. As pessoas que desenvolvem as atividades são carismáticas e apaixonadas pela educação, algo imprescindível para o sucesso desta empreitada”, afirma Márcio Dias, gerente da Aliança Navegação e Logística em Santos.

Segundo ele, a grande inovação desta técnica é que os alunos do curso, no caso os educadores, são incitados a desafiar seus próprios conhecimentos e também trazer a teoria para a prática, fazendo com que eles passem a utilizar o material didático como apoio para a atividade educacional e não mais como a única fonte de ensinamento.

“Com isso, os professores desenvolvem novas formas de repassar seus conhecimentos aos alunos e aprendem a registrar estas mudanças, deixando assim um legado aos próximos educadores. A educação é fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade e, consequentemente, do Brasil”, comenta Dias.

Em todos esses anos, a Labor conquistou resultados importantes em suas atividades, entre eles: . 100% das escolas atendidas tiveram um aumento na assiduidade dos alunos.

. 100% das escolas tiveram suas taxas de evasão escolar reduzidas em torno de 30%.

. 94% das escolas constataram melhoria no rendimento escolar dos alunos, comprovados através de avaliações internas e externas.

. 90% das escolas identificaram que houve diminuição de faltas dos professores na ordem de 40%.

. 90% das escolas identificaram um avanço na participação dos pais na gestão da escola.

“A educação é o fator fundamental na constituição de um cidadão, seja no âmbito profissional como também pessoal e social. Educando os jovens de hoje teremos grandes homens e mulheres no futuro, que primarão pela ética e dignidade em desenvolver um mundo melhor para as futuras gerações”, finaliza Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança.

Perfil- A Associação Educacional Labor foi fundada em 1992, como uma instituição sem fins lucrativos, por uma equipe de educadores em busca de uma proposta pedagógica diferenciada que priorizasse a permanência na escola de crianças com histórico de fracasso escolar ou em processo de evasão.

Através de parcerias e apoios técnico-financeiros de instituições governamentais e privadas, atua junto às escolas públicas, introduzindo modificações na vida escolar, em harmonia com a nova legislação brasileira, contribuindo para a solução dos principais problemas da educação.

Aliança Navegação e Logística - Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 1,6 bilhão em 2009, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 440 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 14 portos nacionais e possui 12 escritórios próprios no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira