Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2010 - 10:03

EMC ajuda a preservar e disponibilizar artefatos históricos e culturais do mundo

Doações são estendidas à Finca Vigía Foundation de Ernest Hemingway e a organizações de comunidades globalmente para digitalizar e preservar milhares de artefatos insubstituíveis e de valor incalculável

Boston (EMC World) – Como parte da duradoura “Iniciativa EMC pelo Patrimônio da Informação”, a EMC Corporation anuncia uma doação à Finca Vigía Foundation e uma série de doações a organizações de comunidades na China, Índia, África do Sul, Polônia, Canadá e Estados Unidos com o objetivo de proteger e aprimorar o acesso a alguns dos principais artefatos históricos e culturais espalhados pelo mundo.

Formalizada em 2007, a “Iniciativa EMC pelo Patrimônio da Informação” auxilia na preservação do patrimônio da informação da humanidade e torna documentos históricos e artefatos culturais prontamente acessíveis via internet para pesquisa e educação. Na última década, a EMC doou mais de US$20 milhões para apoiar diversos projetos de preservação do patrimônio da informação de organizações como a Yad Vashem e a Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy. A parceria mais recente desta iniciativa da EMC disponibilizará o equipamento e o suporte técnico necessários para restaurar, preservar e arquivar livros, obras artísticas, cartas, fotografias, cadernos de anotações documentos e manuscritos insubstituíveis de Ernest Hemingway existentes em Finca Vigía, sua residência perto de Havana, Cuba.

“Ernest Hemingway é um ícone global”, disse Bill Teuber, vice-chairman da EMC. “Como uma das empresas líderes globais em tecnologia, lutamos para ajudar a preservar o patrimônio do mundo para a posteridade. E nos sentimos honrados por apoiar a restauração e a preservação de documentos, fotos e literatura de Hemingway em Finca Vigía, assim como oferecer ao mundo uma visão íntima da vida de um dos autores mais proeminentes do século 20.”

Finca Vigía, a principal residência de Hemingway de 1940 a 1960, está sob os cuidados do Consejo Nacional de Patrimonio (CNPC) de Cuba desde a morte do escritor, em 1961. A Finca Vigía Foundation e especialistas em Cuba, com o apoio da “Iniciativa EMC pelo Patrimônio da Informação”, continuarão a restaurar e conservar milhares de artefatos literários e culturais de Hemingway. Os originais preservados permanecerão em Cuba. Cópias digitais ficarão abrigadas na Biblioteca e Museu Presidencial John F. Kennedy, em Boston, (Massachusets, EUA). Um backup criptografado de todas as informações será armazenado em uma nuvem EMC para fins de recuperação de desastre.

“Finca Vigía é uma peça que falta no quebra-cabeças”, declarou Sandra Spanier, professora de Inglês da Universidade Estadual da Pensilvânia e editora geral do Projeto Cartas de Hemingway, que está preparando mais de uma dúzia de volumes de cartas do escritor para publicação pela Cambridge University Press. “A biblioteca pessoal de Ernest Hemingway, repleta de anotações que refletem seus gostos, opiniões, inspirações literárias, atividades e preocupações cotidianas, proporciona uma nova visão de seus processos de criação e abre as portas para uma nova fronteira de estudos de Hemingway.”

A Iniciativa EMC de Patrimônio da Informação está sendo ampliada com doações a sete organizações no âmbito do Projeto EMC de Conservação do Patrimônio (EMC Heritage Trust Project) que totalizam cerca de US$100 mil. Os ganhadores da terceira premiação anual foram selecionados dentre 110 candidatos com base em fatores como o tamanho potencial do público-alvo beneficiado com o acesso a esta informação, o status de risco da informação e o nível de benefício que a doação da EMC proporcionará para o sucesso geral do projeto.

“Diariamente, organizações ao redor do mundo estão empenhadas em digitalizar e preservar artefatos culturais e da comunidade para as futuras gerações”, disse Teuber. “Os destinatários das doações do Projeto EMC de Conservação do Patrimônio deste ano compartilham nossa paixão e nosso compromisso por capturar seu legado de informação local, e, através destas doações, estarão mais bem preparados para compartilhar esta informação com outras comunidades ao redor do mundo.”

Os sete contemplados com doações do Projeto EMC de Conservação do Patrimônio este ano são: Guizhou University, College of the Humanities.

Guizhou, China - Criada em 1902, a Guizhou University é a maior e mais antiga Universidade da Província de Guizhou, na China. O Hmong Humanities Group e o Wendou Hmong utilizarão a doação do Projeto EMC de Conservação do Patrimônio para fotografar digitalmente no mínimo mil dos manuscritos que correm maior risco. Eles serão protegidos e preservados. Será criado um sistema de banco de dados para disponibilizar ao público acesso a uma coleção extremamente valiosa de contratos agroflorestais com 300 anos de existência.

Karveer Nagar Vachan Mandir: Kolhapur, Índia - A Karveer Nagar Vachan Mandir, a maior biblioteca pública no oeste de Maharashtra, Índia, foi criada há 160 anos. É um centro educacional, cultural e social com vasta coleção de manuscritos e livros raros. A biblioteca empregará a doação do Projeto EMC de Conservação do Patrimônio na aquisição de equipamento para escanear e catalogar uma coleção muito rara de manuscritos e livros do século 16 até 1900 e na criação de um banco de dados para disponibilizá-la publicamente no website da biblioteca.

WIMSA Digital Library and Equitable Access Project: Windhoek, Namíbia - O Working Group of Indigenous Minorities in Southern Africa (WIMSA), criado em 1966, é uma organização regional não governamental que representa os direitos humanos e o patrimônio do povo indígena San da Namíbia, Botswana, África do Sul e Angola. O WIMSA utilizará a doação do Projeto EMC de Conservação do Patrimônio para montar uma biblioteca digital e fornecer um arquivo seguro e acessível que servirá de centro cultural para futuras gerações tomarem contato com o conhecimento tradicional, os costumes e a história do povo San.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira