Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2010 - 10:03

Escoteiros aderem ao movimento Onda Verde

União dos Escoteiros do Brasil prevê participação de mais de sete mil integrantes na campanha mundial promovida nacionalmente pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

Curitiba- A União dos Escoteiros do Brasil (UEB) aderiu ao movimento mundial Onda Verde. A organização calcula que mais de sete mil integrantes participem diretamente da campanha que pretende cobrir o planeta com uma verdadeira onda verde no dia 21 de maio, data que antecede o Dia Internacional da Biodiversidade.

O movimento acontece desde 2007 em diversos países e é realizado pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD na sigla em inglês) - o fórum superior das Nações Unidas que reúne mais de 180 países para discutir e implementar ações para a manutenção dos ciclos ecológicos que garantem a vida no planeta. Neste ano, o Brasil faz parte oficialmente da Onda Verde e a mobilização nacional é promovida pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza.

O objetivo da Onda Verde é sensibilizar a sociedade para a conservação da biodiversidade mundial. Às 10h de 21 de maio (sexta-feira), pessoas em mais de 60 países irão realizar ações em favor da natureza, como o plantio de árvores, atividades de educação ambiental em escolas e uso de roupas verdes na data da ação. Será formada, de acordo com os fusos horários locais, uma grande onda de leste a oeste do planeta, que celebrará também o Ano Internacional da Biodiversidade.

De acordo com a gerente de gestão de adultos da UEB, Megumi Tokudome, além dos 7 mil participantes diretos, mais de 60 mil integrantes da instituição serão sensibilizados para a campanha. Ela explica que a Onda Verde vai antecipar a realização do mutirão ecológico, anualmente realizado pela UEB no dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. "Já tínhamos o propósito de promover o plantio de árvores este ano com a nossa ação. Depois que soubemos da mobilização para a Onda Verde, decidimos adaptar nosso mutirão e aderir à campanha", conta. O mutirão da UEB terá início no dia da Onda Verde e se estenderá ao longo do ano, com o plantio de árvores em todas as regiões do Brasil.

Grupos de escoteiros, escolas, empresas, prefeituras, ONGs e pessoas de toda a sociedade podem aderir voluntariamente ao movimento. No blog da Onda Verde no Brasil, mantido pela Fundação O Boticário (http://ondaverdefundacao.worldpress.com), há informações e dicas de ações para o dia 21 de maio.

Os participantes poderão postar fotos e textos sobre suas ações no site internacional da Onda Verde [http://greenwave.cbd.int/en/user/register]. Com a contribuição das pessoas e instituições, será formado um grande mapa interativo que permitirá identificar experiências em todo mundo.

Perfil da Fundação O Boticário - A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador do Boticário, a atuação da Fundação O Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação O Boticário já apoiou já doou U$ 9,3 milhões para 1.218 projetos de 390 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ecossistêmicos em regiões de manancial, o Projeto Oásis. Na internet: www.fundacaoboticario.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira