Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2010 - 10:56

Empresas Randon participam do Colloquium Internacional de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia

Programação contará com apresentações de trabalhos técnicos, palestras e fóruns.

A Randon S.A e a Suspensys, de Caxias do Sul (RS), participam do 6º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia, de 19 a 21 de maio. A programação completa, incluindo a exposição tecnológica, será realizada no Centro de Convenções do Intercity Premium (Av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333), em Caxias do Sul (RS). O evento, organizado pela SAE BRASIL-Seção Caxias do Sul, reunirá apresentações de trabalhos técnicos, palestras e fóruns com a participação de especialistas do Japão, Alemanha, Estados Unidos, Finlândia e do Brasil. Para o chairman do encontro, Marcelo Kuver, “o objetivo do encontro é disseminar o conhecimento técnico e prático para o mercado de suspensões e implementos rodoviários, além contribuir para o networking". O evento bianual, espera reunir nesta edição cerca de 500 participantes, entre especialistas, acadêmicos e profissionais da área.

No dia 19, a partir das 14 horas, será realizado teste drive com caminhões da Mercedes-Benz e implementos rodoviários da Randon S.A, patrocinadores do evento, no Campo de Provas das Empresas Randon, instalado no município de Farroupilha (RS). Às 19 horas, ocorre a abertura do Colloquium com a palestra Visão geral sobre dinâmica de veículos comerciais, de Thomas Gillespie, PhD, pesquisador científico da Universidade de Michigan e uma das referências mundiais na área de suspensão. Autor do livro Fundamentals of Vehicle Dynamics, Gillespie discorrerá sobre as últimas tecnologias nos sistemas de suspensões do mundo e novos materiais para o setor de implementos rodoviários.

As apresentações técnicas da Mostra de Engenharia reúnem 18 trabalhos, elaborados por engenheiros brasileiros e estrangeiros ligados ao setor de suspensões e implementos rodoviários. A Randon S/A, através dos engenheiros André Cavalcante de Albuquerque, Jeferson Pereira Zanotti e Leonardo Knoller Adomilli, apresentarão no dia 20 de maio, às 17h05min, o trabalho Análise da viabilidade técnica de uma suspensão independente para um veículo rodoviário do tipo semirreboque tanque. Realizado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul – UCS, o estudo trata do desenvolvimento de um conceito de suspensão independente para aplicação em implementos rodoviários com o objetivo de aumentar a estabilidade, melhorando a segurança no transporte de cargas perigosas e reduzindo o risco de tombamento. Redução de peso e maior durabilidade também são benefícios agregados por este conceito quando comparados aos modelos de suspensão atualmente utilizados.

A Suspensys participa através de seus profissionais da engenharia de outros cinco trabalhos técnicos, como co-autores e autores. No dia 20 de maio, às 8h30min, é co-autora junto com a MAN Latin America e a Multicorpos do Estudo de ride de veículo 6x4 trator/semirreboque. O tema a Influência da posição do eixo auxiliar veicular em uma suspensão pneumática traseira, tem como autores os engenheiros Robson Fernandes Netto, Eugênio Noro e Evandro Zawacki e foi realizado em conjunto com a Universidade de Caxias do Sul – RS. Medições quantitativas de ride & handling em um veículo 6x4 tractor, desenvolvido pela MAN Latin America em parceria com a Suspensys, será apresentado às 14 horas. Em parceria com a Rassini-NHK Automotive, a empresa desenvolveu o estudo de Validação Numérica e Experimental de feixe de molas para semirreboques, que será apresentado às 14h50min. Por fim, no dia 21 de maio, às 8h30min, a Suspensys, em parceria com a Simulation and Scientific Software (ESSS), abrem os trabalhos com a apresentação do tema Otimização de um componente de Suspensão usando algoritmo genético.

Um dos temas do encontro será a nova legislação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sobre as medidas dos artigos 11 e 12 da resolução 210/06, que implicam nos limites de peso de caminhões e cargas e colocam novas opções de composições à disposição do transportador.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira