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18/05/2010 - 12:07

Lucro líquido da CSU CardSystem sobe 34,7% no primeiro trimestre de 2010

São Paulo– A CSU CardSystem S.A., empresa listada no Novo Mercado sob o código CARD3 e a maior processadora independente da América Latina, anuncia hoje os resultados do primeiro trimestre de 2010 (1T10).

A companhia apresentou resultado líquido de R$ 6,2 milhões, um aumento de 34,7% em comparação ao mesmo período no ano anterior. O lucro bruto, de R$ 28,4 milhões, registrou crescimento de 19,8%. O valor do EBITDA foi de R$ 21,2 milhões, motivado, principalmente, pelas reduções em custos. Outro destaque foi a redução do endividamento em 43,1%, restringindo a dívida líquida em mais de R$ 37 milhões em relação ao final de março do ano passado.

A base de cartões da companhia encerrou o trimestre com 24,6 milhões de cartões, crescimento de 18,4% em 12 meses e quase seis pontos percentuais acima do mercado, segundo dados fornecidos pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Nesse período foram cadastrados 1,1 milhões de plásticos, sendo bancos, redes varejistas e seguradoras os principais emissores. A base de cartões cadastrados apresentou notório crescimento em relação à participação dos cartões flex, que passaram de 10% em março de 2009 para 16% da base de cartões em março desse ano.

Os atuais resultados refletem a retomada do crescimento da atividade econômica brasileira, mais acentuada que a observada no âmbito mundial. A indústria de cartões, especificamente, continua em franca expansão e os movimentos no mercado brasileiro de adquirentes começam a se acentuar, com a proximidade do fim da exclusividade da bandeira Visa, da adquirente Cielo, no setor de credenciamento.

Para a CSU, a abertura desse segmento representa grandes oportunidades de atuação na prestação de serviços de processamento para adquirentes. A companhia acaba de lançar a plataforma de processamento CSU.Acquirer. Ao longo dos últimos 18 meses, a empresa customizou seu software de processamento para atender os novos adquirentes. Ao término do triênio 2008, 2009 e 2010, a empresa terá investido um montante de US$ 15 milhões neste processo. Em dezoito anos, o montante investido foi de US$ 100 milhões em tecnologia e sistemas para a plataforma de meios de pagamentos que será também utilizada no processamento de emissores.

Já o mercado de call center apresentou no segundo trimestre a continuidade da tendência dos trimestres anteriores: evolução constante na casa dos 10% ao ano.

Importante destacar que a CSU.Contact concluiu no primeiro trimestre de 2010 a migração de suas operações para a recém lançada sede em Alphaview, localizada no município de Barueri. A unidade, que possui 25 mil m² de ambiente operacional, com capacidade para oito mil posições de atendimento (PAS) em um terreno de 32 mil m², foi reestruturada com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços, aumentar a rentabilidade e otimizar custos com recursos humanos e logística. [ http://www.mzweb.com.br/csu/web/arquivos/CSU_ER_1T10_20100512_port.pdf ].

Grupo CSU - A CSU foi criada em 1992, quando o negócio se restringia àqueles que tinham know-how e tecnologia necessária para operar. Não havia bancos emitindo cartões e o Brasil tinha apenas seis empresas emissoras. Foi neste contexto que o fundador da companhia percebeu a oportunidade para montar a CardSystem Ltda., cujo objetivo era viabilizar o negócio de cartões de crédito para o sistema financeiro.

As operações foram iniciadas no modelo Full Service, que atende a todas as necessidades do ciclo operacional do negócio de administração e processamento de meios eletrônicos de pagamento.

Em 1996, a empresa foi reestruturada como uma sociedade por ações e sua denominação mudou para CardSystem S.A. No ano seguinte, com a participação minoritária adquirida por fundos de private equity, houve nova mudança de nome, que passou a ser CSU CardSystem S.A..

Com um portifólio de serviços diversificado, a CSU percebeu no mercado de cartões uma excelência que deveria ser aplicada a outros setores. Dessa forma, a companhia organizou sua estrutura em unidades de negócio, de maneira que cada uma delas fosse especialista em sua área de atuação: CSU CardSystem: Terceirização em administração e processamento de meios eletrônicos de pagamento. CSU.Contact: Infraestrutura e gestão em terceirização de contact center. CSU MarketSystem: Desenvolvimento e gestão operacional de programas de marketing de relacionamento, fidelização, business intelligence e loyalty. CSU Credit&Risk: Gestão do ciclo de crédito e cobrança.

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