Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2010 - 12:13

Alinhamento e balanceamento veicular são fundamentais para segurança e estabilidade do veículo

Segurança para o automóvel e seus passageiros.

Responsáveis pelo bom funcionamento do sistema de suspensão e pneus do veículo, o alinhamento e balanceamento são processos de manutenção fundamentais para a segurança do automóvel e seus passageiros. O alinhamento ajusta os ângulos da suspensão, fazendo com que as quatro rodas rodem no mesmo eixo direcional. Já o balanceamento proporciona estabilidade para o veículo, evitando que as rodas vibrem e pulem.

Vibração no volante ou o carro não andar em sentido reto são algumas das indicações de que o automóvel precisa passar pelo processo de alinhamento e balanceamento. Os principais motivos que levam ao desgaste dos componentes do sistema de suspensão e direção, comprometendo a dirigibilidade do automóvel, são: pneus descalibrados, freadas bruscas e passagem sobre buracos ou obstáculos em alta velocidade.

Além da falta de segurança, o desbalanceamento e desalinhamento da suspensão do carro podem causar o desgaste prematuro dos pneus e o aumento no consumo de combustível. "É importante fazer o alinhamento e balanceamento de acordo com a especificação do manual do fabricante do veículo, na média de 8.000 Km ou ao sentir algum desconforto ao dirigir", comenta Paulo Vianna, chefe de Vendas de Equipamentos de Teste da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil.

Outro ponto importante a ser observado é que o balanceamento deve ser completo, incluindo: o balanceamento dinâmico, que é responsável por fazer a roda não "cambalear"; e o balanceamento estático, que é responsável por fazer a roda não "pular".

Vale lembrar que os motoristas que modificam seus carros, rebaixando a suspensão ou mesmo usando rodas mai ores do que as sugeridas pela montadora, devem tomar certas precauções ao realizar o balanceamento e alinhamento. "O carro sai de fábrica com especificações de acordo com sua construção. Portanto, toda modificação feita irá afetar os valores de referência dos ângulos de ajustes da suspensão, acarretando danos no desempenho, na segurança e na durabilidade das peças", explica Vianna.

No momento da revisão, a Bosch recomenda que o motorista leve seu veículo em uma oficina que conta com técnicos capacitados e equipamentos adequados.

.[ A Rede Bosch Service é capacitada para fazer a revisão de todos os componentes. Para mais informações sobre a Rede Bosch Service e a localização das oficinas entre no site [www.boschservice.com.br[ ou contate o SAC (11) 2126-1950 (a partir de São Paulo e região metropolitana) e 0800-7045446 (demais localidades)].

Perfil- O Grupo Bosch em resumo O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. De acordo com dados preliminares, seus cerca de 270 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de aproximadamente 38 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em mais de 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em aproximadamente 150 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. A cada ano a Bosch investe mais de 3.5 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, e requer registro de mais de 3.000 patentes em todo o mundo. Com seus produtos e serviços a Bosch oferece soluções úteis e inovadoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica de Precisão e Eletrotécnica. A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e a realização de importantes investimentos de vanguarda para garantir a segurança da empresa no futuro. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), uma instituição sem fins lucrativos. A Robert Bosch Industrietreuhand KG, uma investidora industrial, detém a maioria dos direitos de voto. Os negócios são conduzidos por esta investidora. As ações remanescentes são de propriedade da família Bosch e Robert Bosch GmbH. [www.bosch.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira