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18/05/2010 - 12:13

Gerenciamento do piso de loja

Gerenciar as várias operações de uma loja varejista não é uma tarefa simples. Mas, tudo seria diferente se o gerente da loja conseguisse visualizar o andamento destas operações de forma on line e em tempo real, e lógico, sem sair de seu posto de trabalho. Será que isto é possível?

Hoje as lojas possuem o que há de melhor e mais novo em todos os aspectos: layout adequado, design moderno, produtos bem identificados, sistemas, tecnologia, marketing, enfim, tudo que é moderno e necessário. Isso tudo, indiscutivelmente, ajuda, mas o andamento dos processos internos continua dependendo totalmente dos talentos que compõem a equipe de operação.

Foi aí que surgiu a ideia de criar um sistema de aplicação e suporte focado na automação do chão de loja, com objetivos claros de informar on line e em tempo real ao gerente da loja, o resultado de todas as ocorrências geradas pelos colaboradores nos trabalhos realizados em seus setores, como: atendimento ao cliente no que se refere a estoque e preço, tarefas automáticas de reposição de mercadoria, gráfico dos tempos de realização das tarefas, análise de ruptura, emissão de etiquetas de preço atualizadas, entre outras.

O sistema deveria possibilitar também, a criação de padrões de processos operacionais e de atendimento da equipe para todas as lojas. Pensando em tudo isso, desenvolvemos o RuB™.

O RuB™ é um sistema de aplicação e suporte colaborativo focado na automação do chão de loja que otimiza a alocação dos colaboradores, o fluxo de informação e a redução dos níveis de ruptura de exposição, com o objetivo de maximizar vendas e trazer melhorias significativas na experiência de compra dos clientes finais. Enfatizar a importância do atendimento ao cliente foi a base de tudo.

Antes do RuB™, os problemas operacionais se agigantavam, interferindo diretamente nos negócios. Os carregamentos chegavam, mas sem critérios de armazenagem e reposição nas prateleiras. Novos itens sequer eram identificados e, como posicioná-los nas prateleiras? Com frequência a loja ficava sem estoque de itens que não podiam faltar, e pior, sem planos claros para gerar novos pedidos. Os negócios de cada dia aconteciam sem objetivos claros de vendas ou de atendimento. Durante as horas de pico, filas de clientes se formavam no caixa, e sem um sistema que definisse como e quando chamar por suporte extra. Tudo isso resultava em uma série de problemas operacionais.

Então, o RuB™ se tornou o responsável pelo controle do processo de recebimento e armazenamento de produtos na área de depósito da loja, por todas as transferências que irão para as áreas de armazenamento e exposição do salão de vendas, bem como por todas as outras movimentações de produtos dentro da loja.

No Chão de Loja os endereços de exposição são mapeados e identificados com código de barras, aos quais são vinculados um ou mais produto. Com esta base, as informações de reabastecimento passam a ser geradas e controladas pelo RuB™.

Existem dois tipos diferentes de métodos para a criação de tarefas de reabastecimento: o Proativo, que através de um processo colaborativo, permite aos repositores identificar visualmente a necessidade de reabastecimento de um produto por meio de uma tarefa gerada pelo RuB™; e o Reativo, onde o RuB™ recebe informações sobre as vendas e compras através de integração com os sistemas legados, atualizando os estoques da loja. Algoritmos específicos controlam as variações de estoque e automaticamente geram as tarefas de ressuprimento.

A interação da equipe se dá através de equipamento móvel, como o dispositivo CA50, da Motorola. Todas as informações sobre produtos, incluindo preços, nível de estoque detalhado por endereço de armazenamento, requisições e execução de tarefas e troca de mensagens, tem que estar de acordo com as características do modelo do equipamento.

O RuB™ tem ainda entre suas funcionalidades o processo de Papa Fila, que é uma funcionalidade adicional para o gerenciamento de filas nos caixas: este processo agiliza a coleta de informações de produtos e suas quantidades nos carrinhos de compras, enviando estas informações para o sistema de frente de loja que irá processar o restante da operação de venda.

Porém, informar o gerente da loja e a diretoria da empresa sobre toda a movimentação operacional, faz a diferença. Garantir que os padrões sejam alcançados e manter todas as lojas em total e tranquilo funcionamento, é o papel deste sistema. Sabemos que o gerente da loja é responsável pelo sucesso de venda, por isso o RuB™ garante um nível de informações que os auxiliam nas definições dos padrões que serão percebidos pelos clientes, assim como o desempenho da equipe. Padrões elevados geram desempenho elevado.

. Por: Irineu Fernandes, diretor da G.I.C – Gerenciamento, Informação e Consultoria, e responsável pela criação e implantação do sistema RuB, que controla a falta de produto no endereço de exposição na área de venda.

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