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18/05/2010 - 12:13

MPE 2.0: sua empresa na internet a custo zero

Este artigo é para você que não tem site, Orkut, Twitter ou qualquer outra página da sua empresa na internet por achar que é algo só para as grandes empresas, que podem investir muito dinheiro com isso. Vou te fazer mudar de idéia, quer apostar?

E se eu disser que você pode criar canais eficientes de comunicação com seus clientes e até conseguir atrair visibilidade para sua empresa utilizando ferramentas gratuitas da internet, pagando apenas a sua conexão, você acredita?

Pois eu digo que você poderá criar canais de informação, interação, divulgação, e assim fidelizar seus clientes e até atrair novos, veja como: Informação - Você não tem site da sua empresa e não pode pagar uma pessoa para criá-lo? Sem problemas, crie um blog. Utilizando as ferramentas gratuitas Wordpress e Blogger você poderá concentrar em um só lugar a apresentação institucional da sua empresa (os clássicos Quem Somos, Produtos e Serviços e Contato) e abordar temas relacionados à sua área.

Um exemplo do que estou dizendo é o blog do salão Jair Hair Stylist. A empresa não tinha qualquer presença na internet e não tinha como investir na criação de um site, então criei um canal onde ele pudesse apresentar a empresa e oferecer informações úteis aos internautas, com dicas de beleza para diversas ocasiões. Você pode conferir outros exemplos como o blog da artesã Vera Cecília ou da Frufru Lingerie – ambos criações das próprias empresárias.

Interação - Para interação você poderá usar ferramentas como Orkut e Formspring.me, criando canais de comunicação direta com clientes ou ainda atrair outras pessoas para interagir com a sua marca e recomendar sua empresa a amigos.

Via Orkut é possível fazer novos negócios, a exemplo da pernambucana Luize Sampaio (caso citado no Diretclabs) que vende seus produtos por esta rede ou então criar uma comunidade onde as pessoas possam discutir possíveis ações inerentes aos seus produtos e serviços, como uma comunidade de receitas, por exemplo, utilizando alimentos que você produza.

Com o Formspring.me é possível criar um canal de relacionamento direto com o cliente, gerando uma lista de perguntas freqüentes, que pode ser consultada pelos demais visitantes da página. Veja mais informações no blog Administradores. Confirma as páginas no Formspring.me do banco Santander e da consultoria Pensatus.

Com o Feedburner você pode investir no Marketing de Relacionamento, uma vez que os leitores do seu blog podem receber as atualizações dele com comodidade nos e-mails deles, mantendo, assim, um contato constante com a sua marca e gerando um relacionamento com conteúdo.

Divulgação - Se preferir você pode criar um catálogo de produtos e serviços, fotos de sua loja ou empresa e ações específicas em uma página do Flickr (veja exemplo), montar um vídeo de divulgação e postar no Youtube, como fez a empresa Bebidas do Bem.

Para divulgar todas essas ações você pode usar seus canais no Twitter e Facebook, ou ainda utilizar a ferramenta “Promova” do Orkut gerando um link para seu vídeo ou álbum de fotos e repassando aos seus amigos, que, por sua vez, podem repassar aos deles, fenômeno que conhecemos como Marketing Viral.

Cartão de visitas na web - Por último temos o MeAdiciona.com, uma página onde você pode concentrar todos os seus serviços na web em um só endereço, a exemplo da página do Mundo Sebrae, onde o usuário clica sobre a imagem de uma das redes lá apresentadas e é redirecionada á página do seu perfil. Veja as páginas que fiz para Jair Hair Stylist.

. Por: Re Alves, editora do blog Gestão Feminina e consultora em mídias sociais para micro e pequenas empresas

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