Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2010 - 08:18

McAfee aponta os cinco principais malwares do mercado e as tendências de spams ao redor do mundo

Em seu relatório trimestral sobre ameaças, a empresa destaca ainda os países, incluindo o Brasil, com alto volume de infecções de spams e malwares

São Paulo–– A McAfee Inc. (NYSE: MFE) divulga hoje seu relatório trimestral McAfee Threats Report: First Quarter 2010 (Relatório da McAfee sobre Ameaças: Primeiro Trimestre de 2010), o qual revela que um worm em unidades de USB é o número um da lista de malwares no mundo. O documento menciona ainda que, embora as taxas de spam continuem estáveis, os temas dos e-mails variam consideravelmente de país para país. Uma das maiores descobertas no período do primeiro trimestre deste ano foi de que China, Coréia do Sul e Vietnã possuem uma quantidade significativa de e-mails de oferta de diplomas falsos.

Além disto, uma das surpresas assinaladas no relatório refere-se à Tailândia, Romênia, Filipinas, Índia, Indonésia, Colômbia, Chile e Brasil que apresentam uma parcela maior de infecções por spams e malwares. A razão disso é que estes países avançaram muito no desenvolvimento da Internet nos últimos cinco anos e esse rápido crescimento, além da ênfase para seu acesso em vez de ressaltar a segurança, teriam gerado esse resultado.

Outro dado apontado pelo McAfee Labs neste relatório são os spams envolvendo pedidos de ajuda a vítimas de terremotos e outras catástrofes de 2010. Esses têm sido utilizados por cibercriminosos que tentam tirar proveito da boa fé das pessoas em todo o mundo, a fim de roubar dinheiro e suas identidades por meio de fraudes por phishing.

No ranking dos malwares, as ameaças em dispositivos portáteis de armazenamento assumiram a liderança como sendo as mais populares. Foi observado que as infecções de AutoRun chamaram a atenção devido à adoção generalizada de dispositivos removíveis, principalmente unidades USB. Uma variedade de cavalos de Tróia para roubo de senhas figura ainda na lista dos cinco principais malwares e estes incluem downloaders, programas indesejados e software de jogos que coletam estatísticas anonimamente. A popularidade dessas ameaças continua consistente em todo o mundo.

"Neste recente relatório verificamos que a tendência de crescimento de malwares e spams no mundo segue de acordo com as taxas previstas por nós”, diz Mike Gallagher, vice-presidente sênior e CTO do Global Threat Intelligence (Coleta Global Inteligente de Informações sobre Ameaças) da McAfee. "Anteriormente, o que eram tendências emergentes, tais como malware de AutoRun, agora estão no topo da lista. Nos surpreendemos ao identificar algumas das diferenças geográficas entre os spams, como o volume de e-mails de diplomas falsos oriundos da China."

O relatório indica que os cibercriminosos têm aproveitando os principais acontecimentos no mundo para manipular os mecanismos de busca e pesquisas na Internet. Os terremotos no Haiti e no Chile lideraram a lista (em primeiro e segundo lugares, respectivamente). O recall da Toyota, o Apple ipad e o final do campeonato da liga NCAA (National Collegiate Athletic Association - Basketball Championship / Associação Atlética Universitária Nacional) dos Estados Unidos aparecem em seguida. Os criminosos continuam a utilizar a análise lógica de classificação de páginas para explorar os termos em destaque no período a fim de direcionar o tráfego a sites maliciosos.

No primeiro trimestre de 2010, os Estados Unidos são os que hospedam o maior número de novos URLs maliciosos atingindo o porcentual de 98%, como avaliado pela tecnologia McAfee® TrustedSource®. Isto se deve à localização de diversos serviços da Web 2.0, em sua maioria, hospedados naquele país. Dos 2% de URLs restantes, a China hospedou 61% e o Canadá hospedou 34%.

.[ Para obter o Relatório da McAfee sobre Ameaças: Primeiro Trimestre de 2010 na íntegra, na versão em português, acesse o link a seguir:http://www.mcafee.com/us/local_content/reports/2010q1_threats_report_br.pdf ].

Perfil- A McAfee, Inc., com sede em Santa Clara, Califórnia (EUA), é a maior empresa do mundo dedicada à tecnologia de Segurança da Informação. Totalmente comprometida em combater os rigorosos desafios de segurança globais, a McAfee provê soluções proativas e com qualidade comprovada, e serviços que ajudam a manter sistemas e redes protegidos mundialmente, permitindo aos usuários conectarem-se à internet, navegarem e realizarem compras pela web com segurança. Apoiada por uma equipe de pesquisas premiada, a McAfee desenvolve produtos inovadores que capacitam os usuários domésticos, as empresas dos setores público e privado e os provedores de serviços, permitindo-lhes manter a conformidade com as regulamentações de mercado, proteger dados, prevenir interrupções, identificar vulnerabilidades e monitorar continuamente, além de incrementar a segurança em TI. | www.mcafee.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira