Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2010 - 08:30

Salvador sedia primeira ação da Campanha ‘Mexa-se Contra a Artrose’

Especialista ministra palestra gratuita sobre a doença, no SESC Pituba.

Pesquisas indicam que 40% da população apresentam sintomas da artrose após os 60 anos de idade. Acima de 75 anos, 90% tem artrose. E, acima dos 80 anos, o índice chega a 100%. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), no Brasil são cerca de 20 milhões de pessoas com artrose.

Para debater sobre as causas e os tratamentos da doença, Salvador será palco da palestra ‘Mexa-se Contra a Artrose’, no dia 26 de maio, no Cine-Teatro SESC Casa do Comércio, ministrada pelo Dr. Ibsen Coimbra, Professor Doutor da Reumatologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O encontro, gratuito, abordará as melhores práticas de prevenção e tratamento sobre a artrose. ‘É fundamental que diagnóstico e tratamento sejam realizados o mais precocemente possível, pois dessa forma é possível reduzir os eventuais prejuízos que a doença pode acarretar ao paciente’, declara Dr Ibsen.

Salvador conta com uma população idosa de aproximadamente 237 mil pessoas. A artrose é um dos principais problemas de saúde dessa faixa etária, perdendo apenas para a hipertensão arterial e diabetes mellitus. (Fonte: Secret. Munic. Saúde)

A Campanha Mexa-se Contra a Artrose visa esclarecer todas as dúvidas e informar a população. ‘O objetivo é percorrer diversas capitais do país com a palestra’, ressalta.

O que é a Artrose - A artrose é uma insuficiência dos componentes da articulação que leva a um desgaste da cartilagem, fazendo com que esta perca a capacidade de amortizar impactos e evitar o atrito entre as partes ósseas.

A enfermidade se desenvolve em pessoas que apresentam determinados fatores de risco, é um processo lento que se inicia precocemente, entre 25 e 30 anos, e suas repercussões clínicas geralmente aparecem depois dos 60 anos. A principal manifestação clínica é a dor e a rigidez após longos períodos de inatividade da articulação.

A artrose pode ser dividida em primária (sem causa conhecida) ou secundária (com causa conhecida). A primária pode afetar as juntas dos dedos, mãos, bacia, joelhos e coluna, e ocorre mais freqüentemente em idosos. A secundária pode afetar qualquer articulação como seqüela de uma lesão. As áreas mais atingidas são: joelhos, quadris, mãos e coluna lombar.

Sintomas e tratamentos - Entre os sintomas da artrose, a dor e a falta de mobilidade nas articulações são as mais comuns. A doença pode levar à incapacidade física e dificultar a locomoção, quando agride mais intensamente o joelho.

Os tratamentos se baseiam em uso de medicamentos para alívio da dor e para retardar ou interromper o processo degenerativo da doença, adequação do peso, principalmente em pessoas idosas, que transmitem muita carga de pressão para as articulações dos membros inferiores. “É fundamental que as pessoas busquem um médico logo nos primeiros sintomas. O tratamento em fase inicial da doença ajuda a evitar problemas no futuro”, destaca Dr. Ibsen Coimbra.

Palestrante - Dr. Ibsen Coimbra – Professor Doutor da Reumatologia da FCM Unicamp (Universidade de Campinas) e Presidente da Comissão de OA da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR) e da SBR. Fez Pós-doutorado em Biologia Molecular de Cartilagem na Thomas Jefferson University (2000-2002).

.[ Palestra Mexa-se Contra a Artrose, dia 26/05 (quarta feira) , às 14 horas,Cine-Teatro SESC Casa do Comércio, Av. Tancredo Neves, 1.109. Entrada Franca. | Informações: (71) 3273-8543/8732].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira