Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2010 - 08:41

HRT O&G obtém concessão para exploração de blocos offshore na Namíbia


Blocos 2813A, 2814B, e 2914A, três blocos contíguos que abrangem uma área de 15.382 quilômetros quadrados (1.538.200 hectares), posicionando-se imediatamente a oeste e, diagonalmente, a sudoeste da área de Kudu, onde se realizou uma grande descoberta de 1,3 TCF de gás, localizada ao sul do offshore da Namíbia, do ponto de vista geológico conhecida como Bacia Sedimentar do Orange.

A HRT O&G anunciou no dia 18 de maio (terça-feira), a concessão de três blocos exploratórios situados em águas profundas e posicionados nas imediações do Campo de Kudu, na Bacia Sedimentar do Orange, no offshore da Namíbia, através de uma Licença de Exploração de Petróleo - LEP (Petroleum Exploration License – PEL), concedida pelo Ministro das Minas e Energia (MME) da República da Namíbia. A participação nos blocos se distribui entre a HRT O&G (40%), a Universal Power Corp. (“Universal”) (40%) e a Acarus Investments (Proprietary) Ltda. (20%). A HRT O&G foi designada a operadora desses blocos.

“Essas concessões agregam imenso potencial ao crescente portfólio da HRT O&G, que considera as bacias sedimentares do offshore da Namíbia análogas às bacias petrolíferas do offshore do Sudeste brasileiro”, declarou o Dr. Marcio Rocha Mello, presidente da HRT O&G. “Considerando o levantamento de campo desenvolvido para avaliar regionalmente a prospectividade da Bacia Sedimentar do Orange, a obtenção da concessão dos blocos 2813A, 2814B e 2914A foi fundamental para solidificar nossa posição no plano internacional, como uma companhia de exploração e produção que atua tanto em bacias onshore quanto naquelas offshore”, afirma.

Blocos 2813A, 2814B, e 2914A - Os três blocos são contíguos e abrangem uma área de 15.382 quilômetros quadrados (1.538.200 hectares), posicionando-se imediatamente a oeste e, diagonalmente, a sudoeste da área de Kudu, onde se realizou uma grande descoberta de 1,3 TCF de gás, localizada ao sul do offshore da Namíbia, do ponto de vista geológico conhecida como Bacia Sedimentar do Orange.

A Licença de Exploração de Petróleo e Gás para os blocos 2813A, 2814B e 2914A abrange três períodos exploratórios. O primeiro período terá duração de quatro anos, e os compromissos exploratórios darão ênfase a análise, obtenção e reprocessamento de dados sísmicos 2D e 3D. Técnicas adicionais também poderão ser empregadas, visando ao detalhamento de operações geotécnicas e geoquímicas de alta precisão, já realizadas pela HRT O&G na Bacia Sedimentar do Orange. O desembolso estimado para o primeiro período exploratório é de cerca de US$ 8.500.000, sendo que o segundo e o terceiro períodos exploratórios (de dois anos cada) poderão ser renovados, com o compromisso exploratório mínimo de se perfurar um poço em cada período.

Perfil- A HRT O&G é uma companhia de exploração e produção de petróleo e gás natural sediada na cidade do Rio de Janeiro, subsidiária integral da HRT Participações em Petróleo S.A. (“HRTP”). A equipe da HRT O&G é dirigida por Marcio Rocha Mello, que fundou a HRT Petroleum em 2004, e cuja experiência se respalda em uma carreira bem-sucedida na Petrobras, que inclui, entre outras funções, a direção do Centro de Excelência em Geoquímica da Petrobras-CEGEQ. De 2004 a meados de 2009, o Dr. Marcio Mello foi controlador e Diretor-Presidente da HRT Petroleum, considerada a maior empresa de pesquisas geofísicas, geológicas e ambientais da América do Sul. Em maio de 2009, Marcio Mello e seu time de profissionais, composto por ex-técnicos da Petrobras, criaram a nova companhia utilizando seu vasto conhecimento em sistemas petrolíferos nas bacias sedimentares do Brasil e do Oeste Africano que os diferenciavam de outros geo-cientistas.

Ao fundar a companhia, Marcio Mello reconheceu que empresas de petróleo estão passando por um momento de desafios na prospecção de novos depósitos de óleo e gás. Grande parte das áreas disponíveis oferece riscos consideráveis e altos custos. “Nesse contexto, criamos uma companhia fundamentada em conhecimento, sabendo que riscos exploratórios podem ser reduzidos a partir de uma completa integração das competências necessárias para a realização de modelagens detalhadas de bacias sedimentares”, afirma.

No período de junho 2009 a novembro do mesmo ano, a HRT O&G adquiriu, das empresas MS Oil and Gas e Petra Energia, participação de controle em 21 blocos exploratórios na Bacia do Solimões, na Região Amazônica, cobrindo uma área equivalente a aproximadamente 48.000 km2. Embora seja a maior produtora de óleo/GNL e gás natural entre todas as Bacias terrestres brasileiras, a Bacia do Solimões representa um imenso desafio exploratório, porém com grande potencial para transformar a companhia na maior empresa independente de P&E do país.

Ao longo dos anos, a equipe da HRT, designada para atuar nos blocos de Solimões e Namíbia, conquistou reconhecimento internacional por sua experiência na construção de modelos integrados, composicionais, de sistemas petrolíferos 3-D para grandes áreas envolvendo as bacias do Sudeste brasileiro e do Oeste africano no Atlântico Sul, num esforço de identificação de novas fronteiras de exploração que possam comportar reservas gigantes de óleo e gás. Nesse aspecto, o offshore da Namíbia foi o alvo definido para a aquisição. “As bacias sedimentares da Namíbia foram esquecidas por décadas, ofuscadas pelo sucesso do offshore de Angola. Nossas recentes análises de modelagem e prospecção de recursos em sistemas petrolíferos têm identificado grandes perspectivas em vários blocos”, acrescenta Marcio Mello. “Acreditamos em uma reserva superior a 5 bilhões/boe nessas Bacias.”

Perfil- A Universal Power Corp. (UNX:TSX-Venture) é uma companhia de petróleo de capital aberto focada na construção de um conjunto de metas exploratórias de alto impacto no offshore da Namíbia, África. A Companhia detém mais de 51.000 quilômetros quadrados de concessões offshore ao longo da prolífica margem do Atlântico Sul e tem equipe gerencial e técnica recém-expandida, estando em condições de oferecer relevante contribuição para o processo exploratório das concessões de petróleo situadas na Namíbia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira