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19/05/2010 - 09:56

TAM atinge receita de R$ 2,7 bilhões no 1T10 com aumento de 13,3% na demanda

Crescimento foi de 4,4% sobre o período de outubro a dezembro; lucro operacional foi de R$ 96,3 milhões, com margem de 3,7%

A TAM - (Bovespa: TAMM4, NYSE: TAM) obteve receita bruta de R$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre de 2010, com crescimento de 4,4% na comparação com o quarto trimestre de 2009 e estável em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho foi influenciado pelo aumento de 13,3% na demanda em RPKs (resultado da multiplicação do total de passageiros pagantes transportados pela quantidade de quilômetros voados), que atingiu 12,2 bilhões, e pela elevação de 5 pontos percentuais nas taxas de ocupação (load factor) dos voos domésticos e internacionais para 72,1%, em relação aos três primeiros meses de 2009, compensando a redução de 11,8% no preço médio pago por passageiro em cada quilômetro voado (yield) para 22,1 centavos de real.

O total de passageiros transportados no trimestre atingiu 8,3 milhões, com crescimento de 13,2%, sendo 7 milhões no mercado doméstico (aumento de 13,6%) e 1,3 milhão nos voos para o exterior (elevação de 11,3%). Nas operações internacionais, a receita de passageiros no trimestre cresceu 2,4% em relação a 2009, para R$ 815,8 milhões, e o yield caiu 6,7%, para 16,2 centavos de real. No mercado doméstico, a receita de passageiros recuou 3,2%, para R$ 1,4 bilhão, e o yield doméstico diminuiu de 23,6 para 19,7 centavos de real no mesmo período, com queda de 16,5%. Já a receita total de cargas, que em março registrou recorde mensal histórico devido à forte recuperação global, atingiu R$ 256 milhões, com crescimento de 22,8%, sendo de 18% nas operações domésticas e de 27,1% nas internacionais.

"Como resultado da forte recuperação da economia brasileira, registramos em março o maior valor de vendas realizadas no Brasil dos últimos 15 meses, desde o início da crise econômica no final de 2008", afirmou o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso. "Este é um indicador do aumento do fluxo de clientes com intenção de voar."

Das vendas realizadas no mercado doméstico, 28,1% foram pelos canais diretos, entre os quais se destaca o website, que foi responsável por 20,4% do volume de vendas no primeiro trimestre do ano e cresceu 5,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. "As buscas por passagens em nosso website ficaram muito mais amigáveis após a implementação, no quarto trimestre de 2009, da nova plataforma tecnológica, que possibilita visualizar tarifas e comparação de datas, tornando-se uma ferramenta muito importante quando o passageiro é flexível nas datas de sua viagem, além muitos outros serviços que agregamos ao nosso website, que se torna agora um canal preparado para expansão internacional de vendas", afirma Barroso.

O lucro operacional (EBIT) atingiu R$ 96,3 milhões, com redução de 26,8% em relação ao mesmo período de 2009 e margem de 3,7%, influenciado principalmente pelo crescimento dos custos com combustíveis, que subiram 14,3% devido à desvalorização de 2,3% do real frente ao dólar no 1º. trimestre deste ano, associada aos aumentos de 7% no preço médio do querosene de aviação e de 6,9% no volume consumido.

A companhia registrou prejuízo líquido de 58,1 milhões no trimestre, influenciado por perdas contábeis, sem efeito caixa, decorrentes do resultado financeiro negativo, em termos líquidos, de R$ 163 milhões, devido principalmente ao impacto negativo da desvalorização cambial de 2,3% no trimestre sobre o endividamento em dólar. Além disso, com a marcação a mercado nas posições de hedge de combustível, a alta internacional do petróleo também produziu perda contábil no valor de R$ 10 milhões. Entrada na Star Alliance

No dia 13 de maio, a TAM Linhas Aéreas tornou-se a 27ª companhia membro da Star Alliance, que passou a oferecer mais de 21.050 partidas diárias para 1.167 destinos em 181 países. Nos últimos anos, a TAM expandiu sua malha intercontinental para atender a uma variedade de destinos nos Estados Unidos e na Europa, sendo que muitos deles são centros de operações (hubs) da Star Alliance.

Estrutura de multinegócios - A TAM concluiu no dia 30 de abril mais uma etapa no processo de reestruturação organizacional, honrando seu compromisso com o aprimoramento da governança e com a criação de uma grande corporação de multinegócios com foco na aviação. Foi ratificada a nomeação do executivo Marco Antonio Bologna como presidente da holding TAM S/A, tendo sob sua responsabilidade o desenvolvimento dos negócios adjacentes da companhia e relacionamentos institucionais.

Líbano Barroso segue presidente das operações aéreas, que englobam TAM Linhas Aéreas, Pantanal Linhas Aéreas, TAM Airlines (Mercosur) e TAM Viagens. Além disso, continuará exercendo o cargo de diretor de Relações com Investidores da TAM S/A.

Na TAM Linhas Aéreas, Ricardo Froes é o novo vice-presidente de Finanças, Gestão e TI. Além disso, foi restaurada em fevereiro a vice-presidência de Gestão de Pessoas e Conhecimento com a chegada do executivo Cláudio Costa. Recentemente, foi criada a vice-presidência de Suprimentos e Contratos, com a nomeação de José Zaidan Maluf para o cargo, todos se reportando ao presidente Líbano Barroso.

Multiplus Fidelidade - O executivo Eduardo Gouveia foi contratado para a presidência do Multiplus Fidelidade, sempre na busca pela transparência e melhores práticas de governança corporativa. O cargo vinha sendo ocupado por Líbano Barroso desde que a empresa foi criada, em outubro de 2009. No início de fevereiro, o Multiplus realizou a sua abertura de capital, tornando-se primeira empresa do segmento de fidelização a integrar a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Nesse processo foi captado o montante total de R$ 692 milhões, dos quais R$ 622 milhões foram destinados a antecipação de pagamentos na compra de passagens aéreas da TAM Linhas Aéreas.

Pantanal Linhas Aéreas - Outro passo de grande importância estratégica foi a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas, anunciada em dezembro de 2009 e homologada pela ANAC em março de 2010. A empresa atende cidades de média densidade nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná a partir do aeroporto de Congonhas, na capital paulista. Com a aquisição, a TAM assumiu a liderança no aeroporto mais importante do país e abriu nova perspectiva de operação no mercado doméstico, ligando cidades médias aos grandes centros urbanos.

Plano de frota - A companhia encerrou o primeiro trimestre de 2010 com uma frota de 140 aeronaves, com o recebimento de 3 novos Airbus A 319 no período e a incorporação de 5 ATR 42 da Pantanal, sendo que dois desses aviões não estão em operação na malha.

No final de março, a TAM divulgou seu novo plano de frota devido à expectativa de crescimento do mercado doméstico e também por causa da incorporação da Pantanal. A previsão é encerrar o ano com um total de 148 aeronaves.

Biocombustível - No final do mês de abril, a TAM anunciou que irá realizar no segundo semestre deste ano o primeiro voo demonstrativo na América Latina com uma aeronave Airbus A320 em operação na sua frota utilizando bioquerosene de aviação derivado de óleo de pinhão manso, uma biomassa vegetal brasileira. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, esse biocombustível permite reduzir entre 65% a 80% as emissões de carbono. | MaxPR

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