Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/05/2010 - 10:03

Empresas aderem à virtualização, mas exigem mais segurança

A virtualização já se consolidou como forte tendência entre médias e grandes empresas. Mas pesquisas internacionais revelam que o quesito segurança ainda é o mais frágil de todo o processo. Quem imagina uma blindagem das informações, com dispositivos de alta tecnologia, registros do processador e canais monitorados permanentemente e acessados mediante senhas, deve lançar um olhar mais crítico sobre a realidade dentro das empresas.

Tanto a virtualização de desktops como a de servidores seguem os mesmos princípios básicos que permitem executar múltiplos sistemas operacionais em uma única máquina (PC). Hoje em dia, diversos negócios estão baseados na virtualização dos servidores. Mas é cada vez mais comum, também, a virtualização no armazenamento de informações e nas instalações do cliente.

Levantamento da consultoria Gartner prevê que o número de PCs virtualizados chegará a 660 milhões até o fim do próximo ano. Entretanto, há quem já demonstre insegurança sobre a confiabilidade do administrador. Esse é, portanto, um divisor de águas que certamente irá destacar empresas sérias e bem-estruturadas dentro do cenário verde-amarelo de TI.

Senhas, atualizações nos dispositivos de segurança e alterações nas configurações são muito utilizadas, mas não impedem que o sistema sofra um ataque remoto capaz de destruir todas as informações-chaves em questão de segundos. Onde, então, o administrador de rede deverá armazenar o principal recurso de uma empresa, produto do capital intelectual? Até que haja uma solução de segurança completa, que abranja todo ciclo de vida da máquina, é necessário desenvolver políticas internas – que passam pela gestão de pessoal e, inclusive, pela adoção de um back up virtual otimizado.

A garantia de continuidade dos negócios pode estar associada, também, à contratação de um data center terceirizado, que ofereça back up automatizado e esteja pronto para acelerar os processos de armazenamento e recuperar informações com baixa movimentação. Tal recurso também se mostra útil ao liberar espaço em disco e melhorar o desempenho das aplicações de produção.

Paralelamente, cresce o uso do back up virtual, com capacidade quase ilimitada de armazenamento. Empresas de TI aptas a desenvolver toda a arquitetura do ambiente tecnológico com os níveis de segurança necessários para acompanhar cada momento da evolução da empresa passam a ser encaradas como item de primeira necessidade no mundo dos negócios.

. Por: Ezequias Sena, presidente da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br), empresa de estratégias em tecnologias e negócios, especializada em Data Center, Segurança e Infraestrutura de TI.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira