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07/06/2007 - 10:16

TI eficiente é sinônimo de lucro para hospitais

Segundo dados do IDC haverá, em 2007, um aumento de 16,9% nos investimentos em tecnologia das médias empresas. Para Miguel Ruiz, diretor da MR Consultoria, este é o momento para que as empresas que atuam na área da saúde também alinhem a TI os seus negócios.

Quando a aplicação da Tecnologia da Informação (TI) está alinhada aos negócios e aos processos da empresa, tende a gerar benefícios, independente do ramo de atuação. Para o consultor Miguel Ruiz, da MR Consultoria em Gestão, as áreas da saúde ou hospitalar também podem se beneficiar do mesmo preceito. “O segredo está em deixar a TI em conformidade com os negócios e com a realidade de cada instituição”, informa.

As previsões do IDC para 2007 apontam para um aumento de 16,9% nos investimentos em tecnologia das médias empresas, aquelas com 100 a 499 funcionários. “Este é o momento para as empresas que atuam na área da saúde procurem adequar-se às novas normas da ANS (Agência Nacional de Saúde)”, explica o consultor.

O TISS - Troca de Informações em Saúde Suplementar, novo modelo da ANS, prevê um padrão eletrônico na troca de informações entre as operadoras privadas e os hospitais, ambulatórios, clínicas e consultórios para melhorar o atendimento aos pacientes.

Segundo Ruiz, ao implementar a TI e seguir as normas propostas pela ANS “o retorno do investimento poderá ser mensurado com mais agilidade na prestação de serviços para os pacientes, bem como com a lucratividade gerada pela agilidade nos processos, diminuição de mão-de-obra etc“, comenta o especialista.

Com a implantação de uma eficiente área de Tecnologia da Informação, explica o consultor que atua há 28 anos na área, é possível realizar toda a gestão hospitalar; controlar e assegurar que todos os procedimentos ambulatoriais, farmacêuticos, laboratorial, faturamento, compras e estoques sejam realizados sem falhas na operação por erros humanos.

Em relação aos cuidados diretos com o paciente, segundo Miguel Ruiz, “é possível acompanhá-lo desde a entrada na recepção, na realização dos exames, em todos os procedimentos, verificar os medicamentos que foram utilizados, até que ele definitivamente receba a alta”, exemplifica.

Para o consultor, os benefícios da Gestão Hospitalar, suportada em uma plataforma de TI, acontecem quando se enxerga a TI como a espinha dorsal da organização. “A TI mantém a gestão da empresa viva, para que os profissionais da saúde priorizem o bem-estar dos pacientes”.

“Atendimento rápido e de qualidade, acompanhamento de tendências de mercado, é isso que mantém qualquer organização viva, não seria diferente para a saúde”, finaliza Ruiz. | www.mrconsultoria.com.br

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