Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2010 - 09:10

Búzios vai ordenar as praias da cidade, a começar pela praia da Tartaruga

Búzios vai organizar as atividades de moradores e turistas e padronizar quiosques nas praias do Balneário. Para isso, a Prefeitura desenvolveu um projeto piloto de ordenamento que vai ser colocado em prática, primeiramente, na praia da Tartaruga. Com a meta de promover a sustentabilidade ambiental e sócio-econômica da orla de todo o município, através da regulamentação das atividades nas áreas costeiras pertencentes à União, o ordenamento tem o objetivo de gerar desenvolvimento sustentável, emprego e renda.

Pioneiro na adesão ao Projeto Orla, proposto pelo Ministério do Meio Ambiente dentro do Plano de Gerenciamento Costeiro para todo o litoral brasileiro, o município de Búzios iniciou em 2003 a análise de suas áreas de praia. Retomado o trabalho nesta nova administração do prefeito Mirinho Braga, em 2009 foi criada uma Comissão Técnica para elaboração de um plano de intervenção, e iniciada uma parceria inédita com os quiosqueiros da Tartaruga, que entenderam a necessidade de ordenamento da praia, uma vez que a desorganização e falta de regras, já ameaçava a própria atividade comercial exercida por eles no local.

O Plano de Intervenção, também apresentado e discutido em audiência pública com a população, prevê a regularização e a padronização dos quiosques que ficam na praia. A Prefeitura também vai fazer o ordenamento do estacionamento no local e do acesso à praia. A praia da Tartaruga também vai ganhar um Centro de Apoio ao Turista e à Fiscalização. O projeto visa ainda a recuperação ambiental dos trechos degradados de restinga, além da proteção e preservação do trecho ocupado por corais, indicado como um dos núcleos do Parque dos Corais, recém-criado pela Prefeitura. Também está prevista a recuperação ambiental e paisagística, com a substituição de espécies exóticas por nativas.

Para que seja possível a recuperação ambiental do lugar, pelo projeto de ordenamento, não será mais permitida a ocupação da faixa de areia, bem como acampar, fazer fogueiras ou churrascos, retirar pedras, conchas, ou qualquer espécie da fauna e flora na praia da Tartaruga. Também fica vedada a prática de esportes terrestres e a presença de animais domésticos. O projeto ainda divide a praia em quatro setores específicos para a prática de esportes e turismo náutico, pesca artesanal e mergulho contemplativo.

O Plano de Intervenção segue agora para análise e aprovação da Comissão Técnica do Estado, uma vez que as intervenções envolvem licenciamentos ambientais e questões patrimoniais. Em seguida, o projeto vai ser encaminhado à Coordenação Nacional do Projeto Orla. De acordo com os técnicos, o Plano de Intervenção da praia da Tartaruga tem previsão para terminar em dezembro, com a implantação do novo modelo de quiosques e ordenamento geral.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira