Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2010 - 09:28

Merck promove ações de saúde durante a Semana Internacional da Tireoide

Evento acontecerá em seis cidades do Brasil e terá apoio da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Cerca de 15% da população brasileira acima de 45 anos sofre de algum distúrbio da tireoide. As doenças da tireoide podem ser silenciosas, sendo que grande parte da população ainda não está devidamente conscientizada de como é realizado o diagnóstico destas patologias e a importância do tratamento adequado, evitando assim, complicações futuras.

Diante deste quadro, de 24 a 29 de maio, a Merck irá promover a Semana Internacional da Tireoide, uma ação que acontecerá em mais de 65 países, e que no Brasil contará com o apoio da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia). O objetivo desta campanha é levar informações aos pacientes sobre as doenças da tireoide, esclarecendo seus principais sinais e sintomas, a importância do diagnóstico e tratamento precoces com o intuito de minimizar complicações futuras.

Segundo o presidente da SBEM, Dr. Ricardo Meirelles, o objetivo do evento é conscientizar a população para as doenças tireoidianas, que são muito freqüentes e, muitas vezes, passam desapercebidas, causando problemas de saúde que poderiam ser evitados. Ele ressalta que o evento é uma forma de chamar a atenção para o problema das doenças da tireoide, mas os esforços para esclarecer à população não podem se limitar ao dia da campanha. É necessário manter um esforço permanente para manter a população informada, ao longo do ano.

“O principal aspecto ou dificuldade de tratamento para os pacientes acometidos por doenças da tireoide é a escassez de endrocrinologistas nos serviços primários de atenção à saúde. É preciso que os postos de saúde possam contar com endocrinologistas, para diagnóstico e tratamento das doenças endócrinas, como os distúrbios da tireoide, diabetes e obesidade, que são muito freqüentes e com grande potencial de complicações”, ressalta ele.

No Brasil, o evento será realizado nas seguintes datas e locais: 24/05 – Central do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ); 26/05 – Shopping ABC, em Santo André (SP); 28/05 – Estação de Metrô da Sé, em São Paulo (SP); 29/05 – Shopping Muller, em Curitiba (PR); Shopping Campinas, em Campinas (SP), e Shopping Lapa, em Salvador (BA).

Em cada local serão realizadas ações como a distribuição de materiais educativos para ajudar a reconhecer os principais sintomas de distúrbios da tireoide, além da realização gratuita, por um especialista, o endocrinologista, do exame de palpação da glândula tireoide. Serão distribuídos folhetos informativos sobre Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo Congênito e Nódulos Tireoideanos.

Dr. Ricardo Meirelles esclarece que, como as doenças da tireoide são muito freqüentes, é importante que a população saiba como identificá-las, permitindo o tratamento precoce e evitando o seu agravamento. Segundo ele, para se fazer o diagnóstico de qualquer doença, é preciso pensar nela e conhecê-la. A falta de hábito de inspecionar o próprio corpo à procura de alterações é que faz com que muitos diagnósticos sejam realizados tardiamente.

“Isso fica muito claro no caso do câncer de mama, em que as campanhas pelo auto-exame permitiram preservar inúmeras vidas. Por outro lado, doenças como o hipotireoidismo, cujos sintomas podem ser confundidos com os de uma série de outras patologias, muitas vezes ficam anos sem diagnóstico porque não foram lembradas”, informa o presidente da SBEM.

A tireoidite, inflamação da glândula tiróide, afeta cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, podendo causar tanto hipertireoidismo como hipotireoidismo ou um seguido pelo outro. Pode também causar bócio, um inchaço anormal no pescoço devido a um aumento da glândula tireoide, doença causada pela carência de iodo no organismo, em função da inatividade da tireoide.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o hipotireoidismo acomete com maior freqüência as mulheres. Enquanto atinge 3% da população adulta masculina, nas mulheres com mais de 45 anos a sua prevalência salta para 15%.

A tireoide age no funcionamento de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. É fundamental que essa glândula esteja em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

.[ Semana Internacional da Tireoide, de 24 a 29 de maio de 2010. 24/05 – Rio de Janeiro de 10h às 16h, na Central do Brasil. 26/05 – Santo André – SP, de 10h às 22h, no Shopping ABC. 28/05 – São Paulo, de 10h às 16h, na Estação de Metrô da Sé. 29/05 – Curitiba de 10h às 22h, Shopping Muller. 29/05 – Campinas (SP), de 10h às 22h, no Shopping Campinas. 29/05 – Salvador, de 10h às 22h, no Shopping Lapa ].

Perfil- A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 60 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1923, a Merck atua no Brasil e, atualmente, é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa conta com cerca de 1.200 funcionários.

A Merck trabalha sobre dois pilares, o farmacêutico e o químico, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área Farma é composta pelas Divisões Merck Serono, Produtos de Consumo e Genéricos. Já a Química é dividida pelos segmentos Performance Chemicals e Cristais Líquidos.

A Merck no mundo - A empresa surgiu no ano de 1668 em Darmstadt, na Alemanha, quando Friedrich Jacob Merck comprou a Farmácia dos Anjos, que ainda pertence à família Merck. Em 1827, começou a produção industrial. Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange, com 70% pertencentes aos descendentes do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 32 mil colaboradores distribuídos por 60 países. Em 2008, sua receita total foi de 7,6 bilhões de euros e a empresa apresentou lucro recorde de 1,1 bilhão de euros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira