Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2010 - 10:02

Tuzzi completa 25 anos e planeja entrada em novos mercados


São Joaquim da Barra - Com um parque produtivo moderno e uma equipe versátil, aos 25 anos completados no mês de maio, a Tuzzi prepara o terreno para a sua entrada em mercados novos e em expansão, alguns já definidos, outros, ainda em fase de análise de riscos. Após se consolidar no Brasil como fabricante de sistemas de suspensão para veículos pesados e sistemas de acoplamento para tratores para montadoras como Valtra, Massey Fergusson e CNH, a empresa do interior paulista, hoje, com quatro diferentes unidades em um complexo fabril instalado em São Joaquim da Barra-SP, segue a tendência da diversificação de mercados.

Mais uma vez, a empresa aposta nas oportunidades para alavancar ainda mais os negócios. Já no início em 1985, a história da Tuzzi mostra ações empreendedoras com a aquisição de uma fábrica de molas e, mais tarde, a construção de uma unidade de laminados como complementação da linha de produção.

Uma nova cara - Com a desaceleração do mercado de molas após 1992, a busca por novos mercados foi inevitável. Em 2000, a Tuzzi passa por uma transformação com a compra de uma unidade produtora de peças para tratores, que se tornou um dos carros-chefes da empresa hoje, ocasionando um intenso investimento em equipamentos, tecnologia, profissionalização e certificações.

“Passamos por grandes mudanças com a nossa entrada no mercado agrícola. É uma nova cultura e tivemos que nos adequar às exigências. Conquistar uma certificação que atenda aos padrões internacionais de qualidade foi uma delas”, conta Alexandre Tuzzi, diretor industrial que mudou a cara da empresa após sua chegada em 1992.

No processo de verticalização, em 2006 a Tuzzi inaugura outra unidade para demanda interna, agora na produção de forjados. Em 2008, essa unidade também passou a atender a demanda de outras empresas.

Momento marcante - Como em toda história de empreendedorismo, a da Tuzzi não poderia ser diferente. Para o diretor, 2004 foi um ano de grandes mudanças. Com o início de um intenso processo de profissionalização, a empresa obrigatoriamente ganha novos rumos e muda a sua visão de negócios. “Foi um tempo realmente delicado, mas que se tornou um divisor de águas importante para direcionar a empresa onde ela se encontra hoje”, conta.

O importante, segundo Tuzzi, é que os valores não foram influenciados. A ética, o trabalho, o respeito ao cliente permanecem os mesmos desde o princípio. “São esses valores que fazem a gente crescer”, pontua.

Investimentos e novos mercados - Nos últimos cinco anos, a empresa apresentou um crescimento médio de 43% e, no comparativo do primeiro trimestre de 2010 com o ano anterior, esse aumento foi de 30%, dados relevantes se considerarmos a crise econômica mundial de 2009. Isso reflete os investimentos em tecnologia, sistema de gestão e recursos humanos que constantemente são realizados pela Tuzzi.

“Além de investimentos materiais, investimos muito em planejamento estratégico. Uma empresa precisa saber aonde quer chegar. É por isso que hoje administramos a Tuzzi com metas”, explica Alexandre Tuzzi. Em busca da liderança em peças para tratores, uma das metas da fabricante é entrar em novos mercados com produtos interessantes.

Setores como construção civil, petrolífero, energia e ferroviário estão nos planos da Tuzzi, que dá continuidade ao processo de investimentos na empresa implantando uma nova unidade que irá atuar no setor de cementação, um investimento de mais de um milhão e meio de reais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira