Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2007 - 10:30

Hospitalar 2007 investe em gestão sustentável

A maior feira de saúde da América Latina inova mais uma vez. A partir da edição de 2007, a Hospitalar - Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Clínicas e Consultórios passará a ser reconhecida no País e no exterior como um evento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.

A feira vai priorizar o cumprimento das leis ambientais, garantindo a legalidade do processo de destinação de resíduos produzidos pelo evento, além de gerar trabalho e renda para cooperativas de reciclagem. Também vai promover a neutralização de carbono, por meio do plantio de árvores suficientes para compensar o gás carbônico emitido durante o evento. O trabalho de gestão socioambiental da Hospitalar está sendo desenvolvido em conjunto entre a direção da feira e a Ambiente Global - Comunicação, Eventos & Sustentabilidade, que também é a responsável pelo cálculo das emissões de dióxido de carbono (CO2) decorrentes do período de montagem, realização e desmontagem da feira, bem como o número de árvores que deverão ser plantadas.

Treinamento para reduzir resíduos - Os profissionais que participam diretamente da montagem e operação da feira (construtores de estandes, pessoal de limpeza e demais prestadores de serviços) serão treinados para reduzir o consumo de recursos naturais (água, energia elétrica, madeira, etc.) e minimizar o desperdício de materiais. Também será feito o gerenciamento de todos os resíduos (madeiras, carpetes, papel, plástico, materiais químicos, isopor, vidro, orgânicos, etc.), visando dar a cada um soluções ecologicamente corretas e socialmente justas. Os resíduos serão destinados a famílias de catadores que trabalham em cooperativas de Economia Solidária cadastradas por prefeituras da Grande São Paulo e ABC, para reciclagem e/ou produção de artesanato.

Expositores, montadores e visitantes vão receber material informativo com o objetivo de contribuir com a gestão socioambiental do evento. A feira também apresentará ilhas de coletores seletivos, painéis informativos e vídeos de conscientização ambiental.

Exemplo de cidadania e efeito multiplicador - O projeto empreendido pela Hospitalar visa sensibilizar expositores, visitantes, montadores e prestadores de serviços envolvidos com a feira para a questão da sustentabilidade de suas empresas no médio e longo prazo.

Jorge Alves de Souza, Diretor Geral da Hospitalar, destaca: "Vamos dar uma contribuição para a cidade e o Estado de São Paulo. Acreditamos que a Hospitalar, que é a mais importante feira e fórum de saúde da América Latina e a segunda maior do mundo, tem o dever de inovar sempre, apresentando a seus expositores e visitantes iniciativas capazes de influir positivamente não apenas sobre o rumo dos negócios, mas também sobre a questão social e ambiental de nosso país."Souza prossegue: "Ao reunirmos em São Paulo milhares de profissionais da área de saúde, temos aqui o ambiente ideal para promover a conscientização das empresas sobre a questão da sustentabilidade. Contamos com o fator multiplicador deste evento para a difusão de projetos socioambientais junto a empresas de todas as etapas do atendimento de saúde".

Experiência real - O Grupo Couromoda/Hospitalar/Hair Brasil já tem experiência concreta neste tipo de ação. A Couromoda - feira da área de calçados e moda realizada pelo Grupo - foi pioneira na implantação da gestão sustentável no setor de feiras de negócios e foi considerada, em 2007, a primeira feira sustentável do País.

O evento, que ocorreu em janeiro passado, no Anhembi, com participação de 1.200 empresas expositoras e 70 mil visitas profissionais pela primeira vez promoveu a gestão ambiental dos resíduos oriundos do processo de montagem, realização e desmontagem dos estandes. Deste trabalho resultaram 13,8 t de resíduos destinados para reaproveitamento; 62,4 t encaminhadas para reciclagem e 99,3 t destinadas para aterro. Somente de madeira foram arrecadadas 44,1 t, encaminhadas para produção de biomassa e/ou reaproveitamento.

Para neutralizar o gás carbônico emitido durante a feira foram plantadas (no mês de abril passado) 1.000 árvores em Salesópolis (SP), na Bacia do Rio Tietê.

Resíduos hospitalares em debate - Hospitalar e OdontoBrasil apresentarão também atividades extras ligadas à questão da sustentabilidade, intituladas de Diferenciais Socioambientais. Uma delas será a apresentação de relatório "Panorama Nacional de Resíduos Sólidos - especial Hospitalar", que a Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas Públicas e Resíduos Especiais desenvolveu em conjunto com a consultoria Price Waterhouse e que mostra, entre outros itens, uma visão atual da questão dos resíduos hospitalares no Brasil.

Haverá ainda apresentação de projetos socioambientais na área de saúde, entre eles o "Projeto Adotei um Sorriso", do dentista Dr. Fábio Bibancos, bem como painéis de orientação sobre como os profissionais de saúde podem e devem trabalhar de forma sustentável.Também serão distribuídos folhetos informativos sobre a atuação responsável em consultórios e dicas para os visitantes neutralizarem as emissões de gás carbônico em seus estabelecimentos de saúde, sejam eles hospitais ou consultórios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira