Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2010 - 10:15

Rio 2016 terá consultoria de atletas e treinadores


Anúncio é feito no encerramento da primeira visita oficial da Comissão de Coordenação do COI.

Atletas e treinadores terão voz ativa na organização da primeira edição brasileira dos Jogos Olímpicos. No dia 20 de maio (quinta-feira), o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, anunciou a criação da Comissão Consultiva de Esportes, durante o encerramento da primeira visita oficial da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio de Janeiro.

“Estamos seguindo um exemplo de Londres 2012, que tem conselheiros na área de esporte representando a sociedade civil. Os primeiros nomes já estão definidos: Bernardinho, Joaquim Cruz, Ricardo Prado, Adriana Samuel, Gustavo Kuerten e Maurren Maggi. Eles têm experiência e vão nos aconselhar principalmente em áreas como instalações esportivas e Vila Olímpica. O grupo ainda vai crescer e teremos também atletas paraolímpicos”, explicou Carlos Arthur Nuzman.

Depois de três dias de reuniões e visitas a instalações esportivas, a presidente da Comissão de Coordenação do COI, Nawal el Moutawael elogiou o trabalho realizado pelo Rio de Janeiro no últimos sete meses. “Estou feliz por ver que o projeto começa a tomar forma. Ouvimos o Comitê Organizador e os três níveis de governo e para resumir os últimos dias, digo que o Rio de Janeiro teve um bom começo. Foi importante ver que o apoio dos governos continua sólido e que os 26 esportes têm seus locais de competição garantidos. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas estamos confiantes”, disse Nawal.

Ao fazer um balanço da visita da Comissão do COI, o presidente do Comitê Rio 2016 lembrou que o Dossiê de Candidatura da cidade reforçava a utilização e revitalização da zona portuária. E listou algumas instalações que poderão ser construídas no local, como parte da Vila de Mídia, Centro de Mídia Não Credenciada, Centro de Tecnologia, Centro de Operações, Centro de Credenciamento da Força de Trabalho e Voluntários, Centro de Distribuição de Uniformes e Centro de Logística.

A Comissão de Coordenação do COI - Em todas as edições dos Jogos Olímpicos o COI forma uma Comissão de Coordenação que realiza visitas periódicas à cidade sede com o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto. O grupo designado para os Jogos Rio 2016 foi formado em janeiro deste ano e, no mesmo mês, a presidente e o diretor executivo Gilbert Felli (SUI) estiveram no Rio de Janeiro. Primeira mulher a liderar uma Comissão de Coordenação do COI, Nawal foi também a primeira africana a tornar-se campeã olímpica, ao vencer os 400m com barreiras nos Jogos de Los Angeles 84.

A Comissão de Coordenação tem integrantes dos cinco continentes, todos com experiências anteriores em Comissões de Avaliação ou Coordenação de Jogos Olímpicos ou em Comitês Organizadores do maior evento esportivo do planeta. O grupo representa várias unidades do Movimento Olímpico, como atletas, Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais, garantindo a coordenação necessária para o sucesso do evento. Além de Nawal El Moutawakel e Gilbert Felli, fazem parte do grupo Alex Gilady (ISR), Alexander Popov (RUS), Beatrice Allen (GAM), Ching-Kuo Wu (TPE), Francesco Ricci Bitti (ITA), Greg Hartung (AUS), Gunilla Lindberg (SUE), John D. Coates (AUS), Julio César Maglione (URU), Nat Indrapana (TAI), Nicole Hoevertsz (ARU), Patrick Joseph Hickey (IRL), Richard L. Carrión (PUR), Sergey Bubka (UKR), Timothy Tsun Ting Fok (HKG) e Willi Kaltschmitt Luján (GUA). [www.rio2016.org.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira