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21/05/2010 - 10:32

Home Office gera economia e aumento de produtividade na Ticket

Comum nos EUA e na Europa, o número de profissionais trabalhando em casa no Brasil cresce 10% ao ano, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Teletrabalho.

A Ticket, líder e pioneira no setor de refeição e alimentação-convênio, conclui com números expressivos o projeto que levou toda a equipe comercial da empresa para o trabalho em casa. Após cinco anos do início do processo de implantação do home office, nome como o programa é conhecido dentro da companhia, a economia gerada já chega a R$ 3,5 milhões. Mais importante do que isso foi o ganho em produtividade, com aumento médio de 1,5 visita ao dia, ou 1.770 ao mês, que proporcionaram crescimento de 40% no volume de vendas novas e incremento de 76% na receita proveniente dessas vendas.

O Home Office trouxe para a Ticket, além da racionalização de recursos, agilidade nas respostas, maior proximidade aos clientes e ganho em competitividade perante os concorrentes. Para se ter uma ideia prática de como isso acontece, no modelo antigo, em média, cada colaborador gastava 30% de seu tempo para resolver questões administrativas e apenas 5% para tornar o cliente mais rentável. Hoje, esses números variaram para 15% e 35%, respectivamente. O atendimento telefônico era outra tarefa que exigia 40% do tempo de cada colaborador da equipe comercial contra 5% atualmente.

“A inversão nessa pirâmide de valores se dá por diversos motivos. O colaborador trabalha mais motivado, com ganho em qualidade de vida, flexibilidade de horário e proximidade da família. Além disso, tem mais mobilidade, consegue planejar melhor suas visitas e dedicar mais energia a cada cliente ao invés de ser tomado pelas atividades administrativas de um escritório, tempo perdido em trânsito para se locomover até a empresa, entre outras coisas”, explica Dalva Braga, superintendente de vendas da Ticket.

Se o projeto trouxe mais autonomia e autogerenciamento para a área Comercial da Ticket, também houve a necessidade, por parte dos gestores, de reavaliar sua forma de liderar, estando mais próximos da sua equipe. “Nesse sistema, as equipes ficam mais perto do cliente, porém o gestor teve que criar um novo ritmo de trabalho, com adaptação às diferenças de localidades, reuniões periódicas com o objetivo de manter o sentimento de grupo e disseminação de boas práticas”, esclarece.

Para que isso fosse possível foi necessário o envolvimento de toda a companhia e diversas ações de RH foram realizadas, como, por exemplo, a criação de uma célula exclusiva para atendimento aos profissionais em Home Office. Também foi contratada uma consultoria especializada em teletrabalho para apoio à área comercial, reuniões de feedback e coaching e preparação dos familiares. “Para que os colaboradores melhorassem a produtividade e a qualidade de vida, não bastava oferecer recursos tecnológicos, era necessário que, tanto eles quanto seus familiares, entendessem os impactos desse novo modelo nas suas rotinas”, ressalta Edna Bedani, gerente de desenvolvimento de recursos humanos da Ticket.

A preparação também envolveu a compra de toda a infraestrutura necessária para a realização do trabalho. Cada um dos 104 colaboradores em home office receberam mesas e cadeiras, celular corporativo, computador de última geração e impressora, além de ajuda de custo mensal para despesas com energia elétrica e material de escritório. Do ponto de vista tecnológico, foram implantados todos os sistemas operacionais necessários para o trabalho, internet banda larga, internet security e servidores.

Orientações da Ticket para o colaborador em Home Office: - Prepare-se para o trabalho vestindo-se de maneira adequada | - Mantenha horários regulares | - Disciplina, autonomia, automotivação e confiança são indispensáveis | - Estimule o seu gestor a desenvolver novos ritos e encontros vivenciais | - Crie uma área privativa que funcione como escritório, separando o “morador” do “profissional” |- Tenha uma linha telefônica exclusiva, sem vínculo com sua casa | - Eventualmente, trabalhe em um lugar neutro, como um café, um hotel etc. | - Permita-se o tempo devido para definir o que funciona melhor para você | - Converse com a família e amigos e avise-os de que você não está disponível durante o dia | - Evite ou limite atividades não relacionadas com o trabalho durante seu “expediente”.

Ticket - Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 34 anos no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car e Ticket Transporte.

Com abrangência nacional, a Ticket atende a 54 mil empresas-clientes e 5,3 milhões de usuários por meio de uma rede de 280 mil estabelecimentos credenciados nos 4,8 mil municípios brasileiros.

A Ticket é uma empresa Accor Services – que integra as empresas Ticket, Accentiv´ Mimética e Build Up - braço de serviços do grupo Accor no Brasil, grupo mundial e líder europeu no segmento de hotéis e serviços.

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