Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2007 - 10:47

Empresas da holding Energias do Brasil são novas parceiras da alfabetização solidária

A Energias do Brasil, holding que detém investimentos no setor de energia elétrica, acaba de estabelecer parceria com a Alfabetização Solidária. Além de ser parceira de uma das empresas do grupo desde 2006, a Enerpeixe, a AlfaSol agora inicia o trabalho com mais três complexos: Bandeirante, Enersul e Escelsa.

De 200 projetos inscritos, 16 foram selecionados para receber apoio da holding. A Alfabetização Solidária foi escolhida para atuar na alfabetização de jovens e adultos em municípios do Mato Grosso do Sul, ligado à Enersul, e cidades do interior de São Paulo e Espírito Santo, ligados à Bandeirante e Escelsa, respectivamente. A escolha da AlfaSol dentre os outros projetos sociais foi realizada por comitês de seleção de projetos das empresas do grupo, com a participação de representantes da sociedade civil e das universidades de suas áreas de concessão.

A partir da parceria com a Energias do Brasil, a Alfabetização Solidária desenvolverá nas cidades escolhidas o programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, que proporciona a oportunidade de acesso ou retomada ao processo de alfabetização, além do programa Programa de Complementação Nutricional, que oferece merenda ao público atendido, uma forma eficaz de evitar a evasão escolar. Por meio da parceria com a Enerpeixe, já são atendidas as cidades de Paranã e São Salvador do Tocantins, cujas salas de aulas já receberam 650 alunos desde o ano passado. Está prevista para este ano, a ampliação da parceria para atendimento aos municípios de São Valério e Gurupi.

O diretor-presidente da holding, Antônio Martins da Costa, e o diretor de sustentabilidade da Energias do Brasil, Lopes Alves, explicam que o principal critério na escolha dos projetos foi a sustentabilidade dos mesmos, já que a intenção é continuar, a médio e longo prazo, apoiando benefícios reais às comunidades atendidas. Para isso, a maior base de avaliação consistirá no monitoramento, acompanhamento e avaliação do projeto. "Isto foi o que mais me chamou a atenção nos programas da AlfaSol, que já aplica este modus operandi, de avaliação constante dos resultados das ações empreendidas", afirma Alves.

A Alfasol - A Alfabetização Solidária foi criada em 1997 com o objetivo de reduzir os altos índices de analfabetismo e ampliar a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. A organização adota um modelo de alfabetização simples, inovador e de baixo custo, baseado em parcerias, que já foi premiado várias vezes internacionalmente. Desde 1997, a Alfabetização Solidária consolida resultados significativos no país e teve seu modelo de atuação reconhecido no exterior. Com o apoio de 182 empresas, governos e instituições parceiras, que investem em educação e de 102 Instituições de Ensino Superior e contando ainda com o trabalho de mais de 244 mil alfabetizadores capacitados, a Alfabetização Solidária chegou ao final de 2006 com mais de cinco milhões de alunos atendidos em 2099 municípios do país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira