Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2010 - 10:44

Unindus abre inscrições para o Curso de Certificação em Investigação Apreciativa

Programa aproveita qualidades de pessoas e organizações para melhorar o desenvolvimento corporativo.

Curitiba - A Universidade da Indústria (Unindus) está com inscrições abertas para a quinta edição do Programa de Certificação em Investigação Apreciativa, que começa no dia 24 de maio. Com carga horária de 120 horas e certificação internacional da Case Westerny Reserve University (Cleveland | EUA), a metodologia é definida como uma abordagem construtiva para a mudança no planejamento e desenvolvimento organizacional.

O programa é destinado a executivos, consultores, gestores e colaboradores da iniciativa privada, do setor público e do Terceiro Setor e, também, para profissionais de planejamento, desenvolvimento organizacional, gestão da mudança e recursos humanos.

A Investigação Apreciativa é uma forma de tornar a organização melhor com base no que ela já tem de melhor. Ou seja, a mudança parte do que se quer conservar para que se consiga chegar ao que se deseja para o futuro.

Muitas organizações ainda insistem em reunir colaboradores para apontar problemas, buscar as causas e, só então, elaborar soluções. Na Investigação Apreciativa o foco não é o problema, mas a construção de um futuro desejado com base nas forças existentes. A organização deixa se ser percebida como um problema e passa a ser a solução, baseada no comprometimento dos colaboradores na criação de uma visão compartilhada de futuro com base em experiências positivas.

De acordo com a coordenadora técnica de negócios da Unindus, Vanusa Cristina Correa Vilarinho Kikina, a metodologia já está consolidada no Brasil, pois a Unindus, a Universidade da Indústria do Sistema Fiep, já está na quinta edição do programa. "O programa é uma exclusividade da nossa universidade, e toda empresa que trabalha com essa metodologia acaba se destacando", ressalta.

O Programa já faz parte da rotina de grandes empresas, regionais e nacionais, como Petrobras, Unitar ONU, Secretaria do Patrimônio do Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda, Hospital Cajuru, Nutrimental, entre outras.

Um bom exemplo é contado pelo gerente de planejamento da Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA), Helio Rissio Junior. Formado em Tecnologia da Informação e Economia, Junior explica que um grupo da instituição em que trabalha participou da última edição do programa. "A metodologia de Investigação Apreciativa tem efeito profissional e, também, pessoal. Aprendemos efetivamente a fazer perguntas, a olhar as coisas sempre pelo lado positivo no trabalho e na vida", ressalta Junior.

Explorando a metodologia - A Investigação Apreciativa é uma metodologia desenvolvida na década de 1980, em Cleveland, nos Estados Unidos, por David Cooperrider e Ronald Fry, na área de Comportamento Organizacional na Case Western University. A metodologia é diferenciada, pois está pautada na participação, na valorização das potencialidades internas de cada empresa e na sua disposição para inovar.

Segundo a gestora da certificação, Adriana Jardim, a Investigação Apreciativa é resultado de uma nova abordagem empresarial, focada nas melhores práticas e experiências de cada organização, promovendo uma reflexão sobre os fatores indutores do sucesso de forma a expandi-los para toda a estrutura como um genuíno e estratégico diferencial. "A conseqüência da aplicação da metodologia é o comprometimento dos colaboradores na criação de uma visão compartilhada de futuro e no desenvolvimento de iniciativas de mudança sustentada alinhadas com essa visão", afirma Adriana.

A Investigação Apreciativa é sustentada por quarto pilares: mudança organizacional, aprendizagem colaborativa e de ação, psicologia positiva e conhecimento organizacional. Estes pilares são divididos em quatro fases de aplicação, em um ciclo chamado de quatro "Ds" (Discovery, Dream, Design e Destiny). "Um processo que", na abordagem tradicional, equivale às fases de Diagnóstico, Visão, Planejamento e Implementação, mas que na Investigação Apreciativa ganha uma nova essência, marcada pela identificação de oportunidades e potencialidades, e o estímulo à participação, explica Adriana.

Perfil- A certificação é dividida em três módulos que serão realizados nas seguintes datas: 24 a 28 de maio, 19 e 20 de julho, e 18 a 21 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site [www.unindus.org.br]. Mais informações pelo telefone (41) 3271-7685 ou [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira