Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2010 - 10:58

Aplicações de geossintético na infraestrutura e na construção civil podem alavancar o setor de nãotecidos e tecido técnico, afirma Abint

Para entidade, as obras de infraestrutura e a alta da construção civil refletem nos movimentos da indústria de nãotecidos e tecidos técnicos, que investem para atender demandas.

O Brasil virou um canteiro de obras. Os diversos investimentos em infraestrutura e as reformas e construções para Copa do Mundo de Futebol de 2014 e Olimpíada de 2016 agitam toda a cadeia da construção civil. Na indústria, toda esta movimentação também se reflete. Os setores atingidos são dos nãotecidos e tecidos técnicos por meio da aplicação de geossintéticos.

Segundo o primeiro relatório setorial, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Nãotecido e Tecido Técnico (Abint), são produzidos quase três mil toneladas de geotêxteis no Brasil por ano e mais de 17 mil toneladas do geossintéticos. Para Laerte Guião Maroni, presidente da entidade, o setor de nãotecido só tende a crescer. “Por cenários como o da construção civil e a recuperação da economia brasileira, esta indústria pretende investir R$ 310 milhões nos próximos dois anos no parque industrial para atender as crescentes demandas”, afirma. A construção civil/geotecnia representa 8% da produção nacional de nãotecidos e 7,5% do tecido técnico.

Aplicações - Os geotêxteis podem ter diversas aplicações: construção de estrada, construção de túneis, engenharia hidráulica, construção de aterros sanitários, recuperação de terrenos contaminados e engenharia geotécnica e fundações. Entre as funções dos geotêxteis estão: estabilizar o solo, drenagens, controle de erosão, impermeabilização de barragens e aterros sanitários, recapeamento asfáltico, reforço, canais e contensão de encostas. Os geotêxteis também têm a função de proteger superficialmente a terra de erosões e reforçar a estrutura de obras em taludes (plano inclinado que limita um terreno).

Esses são muito utilizados em obras de rodovias, ferrovias e aeroportos em razão do alto nível de durabilidade que é exigido do asfalto. E para que exista essa longa vida, este nãotecido tem o plástico como sua principal matéria prima. Como todo nãotecido, as fibras não seguem padrão na sua fabricação, pois são agrupadas aleatoriamente.

Em ruas e rodovias, os geotêxteis melhoram as características funcionais da via por meio de combinações de funções básicas como separação, estabilização, reforço e drenagem. A aplicação deste nãotecido proporciona uma separação entre o material nobre da base e o subleito, o que garante a manutenção da integridade da estrutura do pavimento. Também pode ser aplicado no recapeamento de pavimentos asfálticos, reduzindo a infiltração de águas e a reflexão das trincas, alongando significativamente a vida útil da via.

Em aterros sanitários, o geotêxtil tem a função primordial de proteger o solo da contaminação do chorume, o que evita sérios danos ao meio ambiente, uma vez que o lixo tem se tornado um desafio para grandes cidades. Ele também é usado como filtro entre os resíduos e a camada de drenagem.

Nos estádios de futebol, o geotêxtil também entra em campo, mas de forma subsuperficial. Este nãotecido envolve tubos drenantes para que não ocorram poças d’água e fica entre o solo de superfície e o gramado.

Outras formas de geossintéticos estão na geomanta, geogrelha, geocompostos

Brasil sedia conferência internacional – Com tantas oportunidades nos próximos anos, o Brasil passa a ser destaque para novos investimentos. Tais oportunidades, as novas tecnologias, os aportes em equipamentos, entre outros assuntos, serão pauta da 9ª Conferência Internacional de Geossintéticos, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil. O evento, que tem o apoio da Abint, será realizado entre os dias 23 e 27 de maio deste ano no Centro de Convenções do Sofitel Jequitimar, em Guarujá, litoral paulista. [www.9icg-brazil2010.info].

Abint - A Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (Abint) representa os interesses de seus associados em todas as esferas de relacionamento, trabalhando para defender os interesses gerais do setor, buscando via competitividade, tecnologia e recursos humanos, promover o desenvolvimento e o crescimento do mercado de nãotecidos e tecidos técnicos no Brasil.

A Associação também atua em conjunto com seus associados na divulgação dos nãotecidos e tecidos técnicos e de suas inúmeras atuais e potenciais aplicações. Participa de forma efetiva na coordenação e elaboração de normas técnicas, buscando a qualidade e incentivando o ensino e a formação de profissionais para o setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira