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07/06/2007 - 10:52

Estação Brasília mostra acessórios, roupas e jóias no Fashion Rio

Trabalho de grupos de artesãs do Programa Empreendedorismo Social e de designers brasilienses encantam o público.

Rio de Janeiro - O estande Concretamente Brasília, apoiado pelo Sebrae no Distrito Federal, é presença marcante no Fashion Business, a bolsa de negócios do Fashion Rio. Nesta edição, acessórios, bolsas e roupas produzidos por 18 grupos de produção, integrados por cerca de 300 artesãs, compõem a coleção Estação Brasília, exposta no estande.

As cores, materiais e design das peças chamam a atenção das pessoas que circulam ávidas por novidades nos corredores do evento. As jóias em prata e quartzo desenvolvidas por 28 joalheiros brasilienses trazem uma releitura dos traços de Oscar Niemeyer. O lado abstrato da capital federal, sua mística e a profecia de Dom Bosco também estão presentes nos colares, pulseiras e brincos da coleção de jóias.

"São meses de trabalho, capacitações, consultorias de design, produção de catálogo até chegar à codificação de cada uma das peças que aqui estão", conta Antonieta Contini, gerente da Unidade de Empreendedorismo Social do Sebrae/DF e coordenadora do programa de mesmo nome. A satisfação está estampada em seu rosto ao ver tudo pronto e exposto nas araras, prateleiras, balcão e vitrine do estande Concretamente Brasília.

Desta vez, 18 grupos do Distrito Federal produziram as peças expostas no Fashion Business. Aproximadamente trezentas mulheres talentosas, em sua maioria moradoras das cidades-satélite de Brasília, integram esses grupos. Entre as novidades do estande destacam-se: colares, cujas contas são meias finas de seda coloridas amarradas com linhas; grandes sacolas produzidas a partir de cartões telefônicos descartados, finalizadas com fios de nylon; colares de paetês de PET tingidos; acessórios de resíduos e resina.

Todas as peças de vestuário expostas são de algodão. "As pessoas querem roupas de algodão. São mais confortáveis e apropriadas para o clima quente", justifica Antonieta. Blusas, saias e vestidos bordados à mão ou com aplicações terminadas em alinhavos coloridos remontam à época em que as roupas eram feitas uma a uma, cheias de personalidade.

A todo momento, grupos diferentes entram no estande e demonstram verdadeira admiração. Sônia Kortes, a consultora de gestão financeira e comercialização do programa do Sebrae/DF, anota feliz as encomendas e orçamentos.

Bolsas e colares de palha de milho com flores coloridas em crochê também chamam a atenção do público. Grupos de artesãos e designers de outros estados visitam o espaço do DF no Fashion Business, buscando referências e tendências. Geralmente são mulheres, que saem comentando cada peça.

Sete novos designers de moda da capital federal foram trazidos pelo Sebrae/DF, pela primeira vez, ao evento. Cinco deles desenvolveram roupas assinadas por suas grifes: Rainha de Copas, de Estefânia Rosa; Se essa roupa fosse minha, de Priscila Bosque e Romilda; 100% Cerrado, de Sônia e Sandra; Cida Lagares; Andréa Monteira; e Maria Araújo.

Antonieta mostra o catálogo da coleção Estação Brasília em formato de calendário. Artesãs e produtos estampam cada mês da publicação. "Eram só alegria quando as produzimos para as fotos", conta a gerente.

Empreendedorismo Social - Em agosto, o Programa Empreendedorismo Social do Sebrae/DF completa dez anos. Antonieta revela que a data será comemorada com um catálogo especial e coleção de acessórios que será levada à próxima edição do SP Gift Fair.

Ela estima que o programa já beneficiou entre oito mil e dez mil mulheres do DF nesse período de dez anos. Muitas delas estão no mercado como fornecedoras de lojas e butiques. A maioria produz acessórios, segundo a gerente.

"A mudança de vida dessas mulheres é incrível. Muitas voltam a estudar, outras melhoram suas casas, outras despertam o lado empreendedor e tornam-se empresárias", afirma Antonieta. A participação em eventos e feiras como o Fashion Business significa um salto de qualidade e de cidadania, difícil de imaginar, acrescenta.

Segundo Antonieta, alguns dos grupos de produção do programa do Sebrae/DF já caminham sozinhos. "É a melhor coisa do mundo", observa. Elas têm participado de muitas feiras pelo País. Quando os pedidos vão além da capacidade produtiva do grupo, elas treinam novas integrantes e multiplicadoras. "É maravilhoso participar do processo de emancipação delas", revela a gerente.

A participação dos grupos de produção do DF no Fashion Business vai muito além da visibilidade e vendas. "Esse evento, considerado o principal do País para a exposição dos produtos desenvolvidos pelas artesãs apoiadas pelo Sebrae/DF, é a principal vitrine para a promoção da cidadania e dignidade de muitas mães e famílias brasilienses", finaliza Antonieta.| Por: Vanessa Brito /Sebrae Nacional

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