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22/05/2010 - 09:20

Mercado de capitalização no Rio de Janeiro fatura R$ 256 milhões no primeiro trimestre de 2010

Pelo terceiro mês consecutivo, o volume mensal de vendas do mercado de títulos de capitalização ultrapassa o significativo patamar de R$ 800 milhões. De acordo com a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização), a receita do mês de março bate o recorde de R$ 1 bilhão, crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2009. Já o setor acumula no primeiro trimestre de 2010 faturamento de R$ 2,7 bilhões, cifra 19% superior ao ano passado e suas reservas somam R$ 15,5 bilhões, alta de 13%.

Somente em março, no estado do Rio de Janeiro, o setor atingiu o faturamento de R$ 94 milhões. No ranking de desempenho nacional de faturamento o Rio de Janeiro mantém o 2º lugar na colocação, com 10% de representatividade do mercado.

Para Hélio Portocarrero, diretor-executivo da FenaCap, esse desempenho é reflexo do posicionamento transparente do setor perante os clientes de capitalização, que estão cada vez mais exigentes na busca por produtos financeiros que atendam suas necessidades. “Os resultados do primeiro trimestre são extremamente relevantes para o setor. Nossa expectativa também é ampliar ainda mais a participação positiva dos títulos na organização das finanças dos consumidores para que o hábito de poupar adquirido auxilie na aquisição de bens ou serviços no futuro”, declara.

O ranking nacional do setor apresenta importante movimentação, em função dos dados apurados no primeiro trimestre de 2010. O estado de São Paulo se mantém na primeira colocação com R$ 1 bilhão de faturamento e 38% de participação no segmento. Já a segunda posição com R$ 256 milhões e 10% de representatividade continua o estado do Rio de janeiro. O Rio Grande do Sul passa a ocupar o terceiro lugar com faturamento de R$ 243 milhões e fatia de 9% do mercado.

FenaCap - Impulsionada pelo crescimento do setor, a FenaCap (Federação Nacional de Capitalização) foi criada em 2007 para consolidar o papel da capitalização. A entidade, composta por representantes das empresas do setor, dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização), cujo papel era organizar iniciativas e realizar ações que tornassem a sistemática do produto de fácil compreensão e com a máxima transparência para o consumidor.

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