Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2007 - 11:00

Arquitetura como ferramenta de marketing

Deixar a casa com a "cara do dono". Essa é geralmente a principal missão dos arquitetos e decoradores. Mas quando o objetivo é deixar um empreendimento comercial com a imagem que a marca quer passar, o desafio é ainda maior. Além disso, a preocupação com o bem estar dos funcionários está cada vez mais na pauta das empresas, e para isso o ambiente de trabalho é fundamental.

A arquiteta Paula Mattar, eleita pela revista Forbes como a mulher mais influente na área de arquitetura e decoração em 2006, e há 20 anos nesse mercado, vem notando uma grande preocupação dos empresários em investir em design como ferramenta de marketing, tanto para o público externo como para o público interno.

Responsável por grandes projetos como Alfaiataria Paramount, a Telefutura, a microcervejaria Dado Bier e a loja Woodlouse, Paula revela que há um interesse muito grande dos empresários em passar o "conceito da marca" por meio de sua estrutura física, sem esquecer do bem estar dos colaboradores, já que eles são os maiores propagadores da imagem. O resultado é sempre surpreendente.

Um dos empreendimentos que está investindo nessa tendência é a grife Lacoste, que possui mais de 50 lojas no Brasil. Desde 2003 a empresa vem passando por um processo de mudança de imagem, adotando um novo conceito vindo da França. Mais de 25 lojas já foram reformadas com base nessa proposta, que para ser adaptada ao clima e à cultura do Brasil passou por um processo de tropicalização, comandado pelo escritório da arquiteta Paula Mattar. "Sempre que reformamos uma loja os vendedores se sentem mais estimulados. Temos dados que mostram que as lojas com novo layout vendem 20% mais do que antes da implantação do conceito", afirma Paula Mattar.

Paula Mattar é arquiteta, formada pela Universidade Mackenzie. Começou sua carreira com apenas 19 anos, como estagiária do renomado arquiteto Marcos Tomanik, para quem desenvolveu projetos de grande porte como os condomínios Place des Vosges e Acqua Riviera. Hoje, completando 20 anos no mercado, a arquiteta assina projetos residenciais de alto padrão, bares temáticos, lojas, hotéis, condomínios, além de ter em seu portfólio projetos como a microcervejaria Dado Bier e o restaurante da praia no hotel Transamérica Ilha de Comandatuba. Trabalhou também com o desenvolvimento e tropicalização do novo conceito Lacoste no Brasil, com a execução de mais de 25 lojas da marca em todo o país, além de ser a responsável pelo projeto de todos os call centers da empresa TelefuturA. Entre outros projetos, ela assina residências em SP, no litoral norte e casas de campo no condomínio Quintas da Baroneza. O escritório, que conta com uma equipe de doze profissionais multidisciplinares, também oferece serviços de arquitetura de interiores e decoração. Em 2006, Paula Mattar foi considerada pela Forbes a mulher mais influente do ano em Arquitetura e Decoração. www.paulamattar.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira