Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2010 - 10:16

França sobe quatro posições na classificação do World Competitive Yearbook (Anuário Mundial de Competitividade)

A França subiu quatro posições na classificação do World Competitive Yearbook do Institute of Management Development (Instituto de Desenvolvimento Gerencial - IMD) de Lausanne, em relação à classificação de 2009. Este ano o país classificou-se em 24° lugar, segundo o relatório divulgado esta semana. A França está hoje em 10º lugar entre os maiores países com populações de mais de 20 milhões de habitantes.

O IMD vê vários pontos fortes responsáveis por esse desempenho: produtividade no trabalho, alto nível de educação, a excelente qualidade da infraestrutura, a saúde e o ambiente.

Os principais caminhos da melhora trilhados pela França, conforme salienta o IMD, foram a administração das finanças públicas, o acesso ao crédito por parte das empresas, a facilidade de abertura de firmas e as ligações entre as empresas e a universidade.

As recentes reformas implementadas na França visam especialmente ao corte dos procedimentos administrativos exigidos das empresas. A Lei de Modernização da Economia, votada em 2008, criou a condição do auto-entrepreneur (auto empreendedor), que torna possível a abertura de uma pequena empresa pela Internet em apenas alguns minutos. Até fevereiro de 2010, a França contava com 342.000 auto-entrepreneurs.

Desde 2007, as universidades francesas podem obter financiamentos das fundações empresariais, bem como nomear representantes do mundo dos negócios e industrial para os seus comitês regentes.

A AFII está elaborando um "Attractiveness Scoreboard" (classificação de atratividade), que deverá ser trazida a público pela mídia nas próximas semanas. Essa classificação visa a comparar os diversos indicadores de competitividade e atratividade na França, em relação a outros países da OECD. Levará em conta, especialmente, os pontos fortes do país, tais como a qualidade de sua infraestrutura. Este é um ponto forte que coloca a França em primeiro lugar no mundo todo, de acordo com o Global Enabling Trade Report 2010 do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum - WEF), divulgado na quarta-feira, 19 de maio.

Declaração de David Appia, presidente da AFII - "A posição da França no relatório IMD de 2010, que subiu quatro posições em relação a 2009, mostra que as reformas implementadas na França foram bem percebidas no Exterior. Os franceses melhoraram a competitividade de sua economia e os ambientes de negócios, reforçando assim a atratividade do país e facilitando as decisões dos investidores estrangeiros. Apesar da crise, houve mais de 620 decisões de investimentos estrangeiros gerando empregos na França, desde 2007", afirmou o Presidente da AFII (Agência Francesa para Investimentos Internacionais), David Appia.

Agência Francesa para Investimentos Internacionais (AFII) - A AFII promove e facilita os investimentos internacionais na França, e possui uma rede atuante no mundo todo. A Agência trabalha em parceria com as agências regionais de desenvolvimento, oferecendo aos investidores internacionais oportunidades de negócios e serviços sob medida em qualquer lugar da França. [www.investinfrance.org]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira