Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2010 - 10:16

William Ury palestra sobre aliança de civilizações em encontro da ONU no Rio

Conceito da rota turística que está favorecendo o desenvolvimento econômico do oriente médio é um exemplo das iniciativas que serão discutidas pelo presidente Lula e outros líderes mundiais.

São Paulo- William Ury, diretor do Programa de Negociação Global da Universidade de Harvard (Harvard Global Negotiation Project), fundador e “chairman” do Abraham Path Initiative (Iniciativa Caminho de Abraão), é um dos palestrantes do Alliance of Civilizations, encontro da ONU que acontece entre os dias 27 e 29 de maio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Ury estará ao lado de importantes lideranças mundiais como os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e José Luis Rodríguez Zapatero (Espanha), o Primeiro Ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e outros. Ele apresenta, no dia 27, seminário sobre o papel das rotas culturais e turísticas na construção de uma aliança entre civilizações, principal foco da ONG Caminho de Abraão.

Fundada em 2004, a ONG visa a estimular o desenvolvimento econômico do oriente médio por meio de um roteiro turístico que valoriza vários Países da região, reconstituindo os passos feitos pelo profeta Abraão há 4 mil anos. Sem vínculos políticos, partidários ou religiosos, a iniciativa traz bons resultados: um levantamento identificou que cada dólar investido em atividades que promovam a rota gera retorno de 100 dólares para as comunidades do percurso. Mais de 3 mil pessoas de todo o Mundo já fizeram a rota, inclusive grupos de estudantes brasileiros.

O tema desta 3ª edição do Alliance of Civilizations, primeira no Brasil (as outras duas foram em Madri, na Espanha, em 2007, e Istambul, na Turquia, em 2009), é “Bridging Cultures, Building Peace” – “Ligando Culturas, Construindo a Paz”, em português. Este conceito está alinhado à premissa da ONG Caminho de Abraão, ressaltado por Ury, em promover a convivência entre diferentes culturas e religiões ajudando a mobilizar ações em prol da confiança e compreensão entre as comunidades pelo mundo.

Mais sobre William Ury - O antropólogo William Ury é reconhecidamente um dos principais especialistas em gestão de conflitos do mundo. Nos últimos 30 anos, tem servido como conselheiro e mediador em discussões que vão desde as fusões de greves em minas de carvão de Kentucky até as guerras no Oriente Médio e na antiga União Soviética.

Ury foi responsável na década de 80 pela criação de centros de crise nuclear destinadas a evitar uma guerra nuclear acidental entre EUA e URSS, atuou como consultor do Centro de Gestão de Crises na Casa Branca, e tem servido como uma terceira parte para ajudar a acabar com uma guerra civil na província de Aceh, na Indonésia. É autor de diversos livros entre eles “Getting to Yes”, “O poder do Não Positivo”, “Negociação de acordos sem concessões” e “Negociando com pessoas difíceis”.

O estudioso também é consultor em diversas negociações empresariais, ensina negociação para dezenas de milhares de executivos, líderes trabalhistas, diplomatas e oficiais militares em todo o mundo. Já esteve no Brasil algumas vezes para falar da ONG e para ministrar palestras em eventos como o HSM Management.

O Caminho de Abraão - A iniciativa Caminho de Abraão é uma associação internacional, estruturada como uma organização não governamental (ONG), com o único intuito de inspirar a criação deste Caminho. Fundado no "Global Negotiation Project" da Universidade de Harvard e sustentado por uma rede mundial de patrocinadores, o Caminho de Abraão é uma organização sem fins lucrativos, sem quaisquer vínculos políticos, partidários, ou religiosos que tem como finalidade promover o respeito mutuo entre todos os povos, credos e culturas. Mas informações: www.caminhodeabraao.org.br

Alliance of Civilizations - A Aliança das Civilizações foi criada em 2005 como uma iniciativa das Nações Unidas. Surgiu a partir da convicção de que, para se alcançar a paz duradoura, as discussões de longa data entre as culturas precisam chegar ao fim. Neste tempo, a iniciativa passou por um extenso programa que incluiu diversas iniciativas concretas e projetos globais, reunindo várias lideranças em todos os cantos do mundo. Atualmente, a aliança é apoiada por uma crescente rede com mais de 100 governos e organizações internacionais.

O Rio Fórum, 3ª edição do encontro da Alliance of Civilizations, reunirá uma rede de mais de 2 mil líderes políticos e empresariais, ativistas da sociedade civil, jovens, jornalistas, fundações, organizações internacionais e líderes religiosos para que sejam discutidas ações conjuntas para melhorar as relações entre culturas, combater preconceitos e construir um plano de se criar condições para a paz a longo prazo. [ http://www.unaoc.org]

.[ United Nations Alliance of Civilizations Forum, de 27 a 29 de maio, no Museu da Arte Moderna (MAM) - Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo - Rio de Janeiro.Palestra William Ury – 27/maio (quinta-feira), a partir das 16h30. Programação: http://www.unaoc.org/rioforum]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira