Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2007 - 11:07

Pesquisa revela: transportar funcionários faz bem à imagem das empresas


Estudo realizado com empresas que utilizam ônibus de fretamento para o transporte de seus funcionários indica avaliação positiva em termos de imagem da contratante. A pesquisa foi realizada em 2006, pela Fresp – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo e pela ANTP - Associação Nacional dos Transportes Públicos.

Embora a real motivação possa estar ligada à melhoria da produtividade e à lucratividade do negócio, o fato de uma empresa disponibilizar transporte de boa qualidade para seus funcionários indica, na avaliação dos grupos pesquisados em estudo realizado pela FRESP/ANTP, um perfil de empresa mais moderna e comprometida com a qualidade de vida.

Para Maurício Marques Garcias, presidente da FRESP, “não se trata de ser uma empresa boazinha, mas da capacidade do RH em avaliar corretamente o impacto que as condições de deslocamento têm sobre a motivação e o rendimento dos funcionários, especialmente numa região como a Grande São Paulo, em que o transporte é uma questão crucial para a produção e para as condições de vida da população”, justifica.

Segundo o estudo realizado pela FRESP/ANTP, os ganhos de imagem são inegáveis. A empresa que fornece o fretamento de ônibus é vista tanto pelo usuário interno como para o não usuário com os seguintes atributos: Moderna, ágil, eficiente, organizada, pontual e aberta | Grande, forte, robusta, rentável, de ponta, líder no seu segmento | Com visão estratégica e de longo prazo; Perfil de empresa sintonizada com as tendências modernas de gestão de recursos humanos e comprometida com a qualidade de vida das pessoas | Com bom ambiente de trabalho, sem estresse e calmo | Socialmente responsável.

As informações levantadas pela pesquisa apontam que o ônibus de fretamento está associado com a imagem de empresas de grande porte. Na visão dos grupos pesquisados, a imagem percebida das contratantes é, que em geral, são grandes organizações, elitizadas, cobiçadas, boas para se trabalhar, rentáveis, extremamente produtivas e com gestão eficiente. “Quando o ônibus de fretamento passa com o nome da empresa estampado desperta um desejo inconsciente de querer fazer parte de algo maior. É o marketing da empresa feito subliminarmente”, revela Garcias.

Por outro lado, o funcionário se sente valorizado pelo empregador. É como se o fator qualidade de vida estivesse embutido à política de benefícios da empresa. Iniciativa que, no caso das pequenas e médias, pode ser vital para a ampliação de sua carteira de clientes e para a mudança na forma que elas são percebidas e também para conquistar mão-de-obra mais qualificada.

“Nem tudo são flores”, informa o presidente da FRESP. “A escolha da empresa de fretamento pelo RH envolve uma grande dose de responsabilidade e precisa ser criteriosa”, indica.

Dicas para uma contratação segura: Sempre que solicitar um serviço de fretamento, exija a autorização do órgão público regulamentador do serviço.

Verifique no site www.antt.gov.br, se a contratada é cadastrada na ANTT – Agência Nacional dos Transportes Terrestres. O transporte clandestino não oferece direitos nem garantias pelo serviço contratado. Desconfie de preços muito baixos. Nesses casos, confirme se a fretadora está devidamente regulamentada. Não contrate empresas que terceirizem o serviço. | www.fresp.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira