Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/05/2010 - 11:06

Banco pelo celular, alternativa de bancarização para a população de baixa renda

Esse será um dos temas abordados no Mobile Money Summit, que acontece nos próximos dias 25 e 26 de maio no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro.

Nos países emergentes, cerca de 1 bilhão de pessoas têm celular mas não são correntistas de um banco. Esse dado consta do relatório anual 2009 do Programa MMU - Mobile Money for Unbanked, criado pela Associação GSM –- entidade global que representa cerca de 800 operadoras de telefonia móvel em 218 países e territórios -– com apoio da Fundação Gates e do Banco Mundial.

O objetivo do programa, que envolve operadoras móveis de países em desenvolvimento, bancos, instituições de microcrédito, governos, agências de desenvolvimento e o setor privado, é promover a bancarização da população de baixa renda por meio do banco móvel. E a meta é atender, até 2012, a 20 milhões de “desbancarizados”, especialmente pessoas com rendimentos inferiores a US$ 2 por dia.

Segundo o relatório do Programa MMU, já existem cerca de 120 iniciativas de operadoras móveis ao redor do mundo relacionados a projetos de bancarização para a população de baixa renda. Uma das experiências mais bem-sucedidas é o serviço M-Pesa, da Safaricom, no Quênia, que possui mais de 6 milhões de usuários e responde por mais de 4% da receita total da operadora. São bem conhecidas, também, experiências no Cambodja, Tailândia e Tanzânia.

No Brasil, a Oi Paggo foi criada com a proposta de ampliar a bancarização da população de baixa renda. E, nesta semana, ao anunciar parceria com a Vivo, o Bradesco argumentou que o objetivo era atingir os cerca de 50 milhões de usuários móveis que não têm conta bancária.

Durante o Mobile Money Summit, Gavin Krugel, diretor global de Mobile Money da GSMA, estará disponível para falar sobre esse tema com os jornalistas, assim como executivos de operadoras e de instituições financeiras, como o Banco Mundial.

GSMA - A Associação GSM - GSMA representa os interesses da indústria mundial de comunicações móveis. Abrangendo 219 países, une cerca de 800 operadoras de telefonia móvel do mundo todo e mais de 200 empresas do amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de celulares, empresas de software, fornecedores de equipamentos, companhias de Internet, mídia e organizações de entretenimento. A GSMA está focada em inovação, incubação e criação de novas oportunidades para seus membros, todos com o objetivo final de conduzir o crescimento da indústria de comunicações móveis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira