Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2010 - 11:15

Parceria para disseminar as normas técnicas

ABNT firma acordo com o Iesde visando à produção de material de educação à distância.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a instituição Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde Brasil) assinaram um Protocolo de Intenções que deverá resultar em maior divulgação de documentos normativos, por meio do desenvolvimento, produção e comercialização de material didático e de metodologia de ensino à distância. Este é o ponto de partida de um processo que terá como foco os profissionais da área de saúde, estendendo-se depois para outras categorias, visando à capacitação para uso das normas e da tecnologia nelas contida.

A idéia da parceria foi apresentada por Franco Palamolla, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (Abimo), entidade que mantém a Secretaria Técnica do Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-26). O diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso, esteve na sede do Iesde, em Curitiba (PR), e avaliou positivamente o potencial de um trabalho conjunto. “A disseminação das normas técnicas é uma de nossas prioridades e confiamos que a partir de agora poderemos oferecer um material diferenciado e de reconhecida qualidade, que nos possibilite atingir um público cada vez maior”, afirmou.

O presidente do Iesde, Carlos Alberto Chiarelli, também está entusiasmado com o que chama de “virtuosa parceria” e acredita que ambas as instituições serão fortalecidas na medida em que passarão a utilizar metodologia de educação à distância para divulgar as normas técnicas. “O Iesde já tem a tradição da provisão dos recursos no campo didático e pedagógico para educação à distância e agora põe o seu ferramental à disposição do acervo da ABNT”, destacou Chiarelli.

A assinatura do Protocolo de Intenções ocorreu este mês, em São Paulo, e foi considerada por Carlos Chiarelli “o primeiro movimento de uma feliz conjunção de fatores da ABNT e do Iesde”. A partir de agora as duas entidades passam a definir quais os cursos que serão preparados e oferecidos aos profissionais.

O horizonte de trabalho, como avaliou Chiarelli, é quase interminável. “Queremos popularizar as normas técnicas que são hoje exigidas e nem sempre conhecidas, apesar da importância e da valia”, ele reiterou, observando que a utilização de normas pode auxiliar tanto na melhoria da produção da indústria como na formação profissional, no aperfeiçoamento das pessoas no seu ramo de trabalho. E esses aspectos serão considerados na parceria com a ABNT, que envolverá no processo a sua área de Capacitação.

O Iesde, como declarou o diretor Eugenio Cláudio Borges, acumula experiência como fornecedor de conteúdo de alta qualidade não só para todos os níveis de ensino, como para preparatórios de exame da Ordem dos Advogados do Brasil e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A partir desta parceria vamos entrar em novo campo, que é o de propagação de normas técnicas ao setor empresarial, começando pela área de saúde e paralelamente temos interesse em desenvolver programas conjuntos de cursos profissionalizantes baseados nas normas da ABNT”, anunciou o diretor.

Há várias alternativas de distribuição do produto. Pode ser o livro impresso em papel ou em DVD, mas também é possível utilizar a internet ou com o livro em arquivo pdf em mídia de CD. A videoaula pode ser oferecida em aparelho de mp4 e em netbooks.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira