Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2010 - 08:13

Coleção DOM, Linha Cidadania

Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, numa tarde de março de 2010, 14 grupos produtivos do Projeto Empreendedorismo Social foram convidados a participar de um Encontro para avaliarmos Coleção DOM, Linha Identidade, lançada em janeiro de 2010.

Avaliações feitas, elogios tecidos, alguns desconfortos gerados, Sebrae/RJ, parceiros, consultores e público-alvo avaliados e se auto-avaliando. Os participantes retornaram às suas comunidades, com a responsabilidade de conversar com seus respectivos grupos e analisarem a proposta de participação em mais uma empreitada: a estruturação de uma nova Coleção, a Coleção DOM, Linha Cidadania.

Cenário deste convite: cronograma ousado e a meta de superação de resultados em geração de negócios dos grupos que estruturaram a Coleção DOM, Linha Identidade.

Resultados: Três grupos manifestaram por motivos variados não terem condições de se engajar neste desafio. Dez grupos disseram sim e embarcaram numa maratona de oficinas de design e criação dos produtos, consultorias em associativismo, consultorias sobre possibilidades de formalização dos grupos produtivos, oficinas para elaboração de regimento interno dos grupos, encontros sobre conceitos de associativismo e muito, muito trabalho. Tiveram “dever de casa”, correções de rumo da equipe do Sebrae/RJ, dos parceiros, do público—alvo. Grupo que por um triz, não deixou de participar do Projeto, como teve grupo que, por não cumprir o pactuado, se auto-excluiu do Projeto.

E, ao final, avaliação da Banca, no que se refere ao design/acabamento, criatividade e preço de cada produto (apresentado pelos representantes dos grupos).

Mas, “empreender é coisa prá gente grande” e como em tudo na vida, requer que sejam feitas escolhas a todo tempo. Escolher crescer, aprender, questionar, inovar, investir, acreditar quando ninguém acredita... As grandes idéias e conquistas são, na maioria das vezes, ridicularizadas. Basta historicamente analisarmos as grandes descobertas e inovações em quaisquer áreas, tecnológica, humana, científica...e, como não poderia deixar de ser, também no mundo da moda, dos negócios.

Os 09 grupos e a coleção de 100 produtos que você irá admirar e a equipe e parceiros que FAZEM este projeto ACONTECER optaram pelo estilo DOM de trabalhar. Somos sabedores que em toda esta rede, teremos nos diversos níveis envolvidos algumas desistências, ou melhor, pessoas que farão outras escolhas e que não serão escolhidas pelo todo a continuar. Seria anormal se assim não fosse.

A equipe do Sebrae/RJ escolheu aceitar o desafio que lhe foi atribuído em 2007, pela Diretoria, quando estrategicamente lançou o desafio para que o SEBRAE/RJ se tornasse referência em Empreendedorismo Social. ,para estes grupos, e a nítida revelação do talento, da garra e da coragem destas comunidades, fazem com que o Sebrae/RJ acredite que fez mais uma escolha correta.

Assim, o Sebrae/RJ, cumpre a sua missão de geração de trabalho e renda e inclusão social, num estilo DOM de exercer CIDADANIA.

E você, qual é a sua escolha como consumidor cidadão? Aproveite esta oportunidade!

Dentro do conceito de cidadania que foi trabalhado na construção da Coleção DOM, estas frases representam o que há de cidadania na técnica artesanal do grupo.

.Cestaria Botânica- A utilização de fibras naturais nos nossos produtos e a produção de resíduos não tóxicos ao meio ambiente, contribuem para o exercício da nossa cidadania.

.Bordando o Futuro- A união dos componentes da diversidade está representada nos nossos bordados de cores intensas e contrastantes mas que se harmonizam na nossa convivência.

.Bordados NÁtividade- Nossos retalhos e bordados minuciosamente trabalhados, falam da importância da união das pessoas e da dedicação necessária para a construção de uma sociedade mais justa.

.Arte Fuxico- Fazemos do reaproveitamento de resíduos de confecções a nossa arte e consequente geração de trabalho e renda para onosso grupo. Ser cidadão é ter direito ao trabalho e exercer os seus deveres.

.Nó e Nós- Nosso técnica de trabalho preserva a cultura e a identidade artesanal. Cidadão sem história não é cidadão.

.Tapeceiras do Espraiado- Falamos da importãncia da beleza na construção da sociedade. Se dedicar e construir.

.Mulheres que Acontecem- Construir algo em conjunto, valorizando e criando oportunidades de trabalho através do artesanato. Assim caminhamos como cidadãs.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira