Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Seminário reúne especialistas em tecnologia da informação

São Paulo - No Brasil, apesar de timidamente, a tecnologia da informação já faz parte do cotidiano das micro e pequenas empresas. Estudo do Sebrae em São Paulo com 1.163 empresas de 41 municípios do Estado, realizada em 2003, mostra que 54% das empresas acessam a internet e 47% delas têm computador. Em negócios, 23% usam o equipamento para compra de produtos e matérias-primas e apenas 16% vendem on line. Das que não usam computador, 64% dizem que não há necessidade e 44% consideram o custo elevado.

Quem está fora da tecnologia da informação está perdendo o 'trem bala' da história. Por isso, os mais renomados especialistas do País em políticas digitais e educacionais vão participar no dia 21 de novembro, em Brasília, do seminário 'Brasil, Sociedade Digital: os caminhos da inclusão', promovido pelo Sebrae com o objetivo de sensibilizar os formadores de opinião, empresários, dirigentes de órgãos públicos e privados para a importância da inclusão digital de toda a população brasileira, principalmente os pequenos negócios.

O evento começa às 8h30 com a participação do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, de representantes do Interlegis (programa de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal) e do Canal Futura. São esperados mais de 200 participantes do Hotel Kubitschek Plaza. Entre os palestrantes estarão o secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Jairo Klepacz, o presidente do Instituto Sociedade Digital, Tadao Takahashi, o diretor de engenharia da Rede Globo, Antonio Celso Berbel, o advogado e consultor especializado em economia digital, Cid Torquato, entre outros especialistas.

"Queremos criar uma massa crítica neste público do seminário, transformando-os em multiplicadores em todo o País e mostrando os benefícios que o uso da tecnologia da informação pode trazer, como aumento na competitividade, maior rapidez e eficiência, além de muito mais segurança", diz a coordenadora nacional da carteira de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sebrae, Rosana Cristóvão de Melo.

Segundo ela, a informatização deve ser vista não como um custo, mas sim como um investimento, ao contrário do que pensam muitos empresários no País. "A inclusão digital começa muito antes de o empresário comprar um computador. Não existe outro caminho para se tornar mais competitivo. A tecnologia é um fato e não tem retorno. Quem não participar estará fora do mercado".

Rosana explica que no Painel 4, quando o tema será Tendências, os especialistas pretendem mostrar como a convergência digital está cada vez mais próxima do brasileiro. "A geladeira já está conversando com a TV Digital, que fala com o celular, que fala com bancos, tira fotos, faz vídeos, que podem ser exibidos na geladeira. Logo teremos um software coordenando essas funções".

Ela cita como exemplo o caso do telefone celular, que tem tantas funções que a mais simples hoje é exatamente sua função original: ser um telefone. "Queremos também mostrar como a tecnologia pode transpassar e facilitar os processos em todo o tipo de indústria, evitando resíduos e desperdício".

Lançamentos - Durante almoço promovido pelo seminário, com a presença do diretor Técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, será lançado o projeto Comunidade Brasil, uma série de 13 programas de televisão, que será exibida pelo Canal Futura, para discutir temas ligados à inclusão digital, tais como, sociedade da informação, comércio eletrônico, cultura virtual, segurança na rede de internet, entre outros.

Segundo Lúcia Mendonça, consultora da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae Nacional, o programa é uma parceria do Sebrae com o Canal Futura e será exibido todas as quintas-feiras, a partir de 23 de novembro, às 16h30, com reprise aos sábados, às 11h.

Outro projeto que será lançado também durante o almoço será o curso 'Aprender a Empreender' específico para telecentros de todo o País. "O curso já existe de maneira presencial e à distância em todo o Sistema Sebrae. Nosso objetivo agora é disponibilizá-lo em todos os telecentros do País", diz Lúcia.

Atualmente o Sebrae Nacional atua em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) na rede de formação de negócios em 50 telecentros. "O MDIC tem várias parcerias com outras instituições e, por isso, acreditamos poder disponibilizar o curso para centenas de telecentros", diz a consultora.

As inscrições para o Seminário 'Brasil, Sociedade Digital: os caminhos da inclusão' são totalmente gratuitas e podem ser feitas por telefone (61) 3272-3250 ou por e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.

Seminário 'Brasil, Sociedade Digital: os caminhos da inclusão', dia 21 de novembro, das 8h30 às 18h30, no Auditório Minas Gerais - Hotel Kubitschek Plaza – Brasília (DF) .|Por: Beth Matias /Sebrae

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira