Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2010 - 08:35

Renda per capita do brasileiro pode atingir patamar de países ricos em 2040

Até 2040, o Brasil poderá alcançar o mesmo nível de rendimento individual da população dos países mais ricos do mundo. Dessa forma, a renda per capita poderá saltar de US$ 10,465 mil para US$ 40 mil. Para conseguir esse resultado, o País terá de sustentar um crescimento de 5,5% ao ano. Os dados fazem parte do documento “A Indústria e o Brasil- uma agenda para crescer mais e melhor”, divulgado nesta terça-feira, 25 pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A professora do Departamento de Planejamento e Análise Econômica da FGV-EAESP, Celina Martins Ramalho, explica que o aumento da renda per capita significa que o país produziu mais e, tanto fatores macroeconômicos como microeconômicos, influenciaram esse resultado.

“No âmbito macroeconômico, a estabilização da economia e o cumprimento da meta de inflação permitiu que o governo expandisse a política econômica diante da crise americana, baixando os juros referenciados na taxa Selic e isentando impostos (IPI). No âmbito microeconômico, o melhor uso dos fatores de produção, com novas estratégias das empresas e otimização do uso destes fatores, com visão competitiva, fez com que a indústria nacional amadurecesse seus processos e apresentasse resultados de eficiência nos últimos 15 anos”.

Sobre setores que poderiam ser considerados essenciais para o alcance desse patamar de renda nos próximos 30 anos, Celina destaca a agricultura e o petróleo. “O setor agrícola pode apresentar ganhos de competitividade por termos vantagens comparativas (custos baixos por abundância dos fatores terra e clima favorável) e vantagens competitivas promovidas pela Pesquisa e Desenvolvimento de empresas como a Embrapa, faculdades de agronomia e pecuária. Por sua vez, a Petrobrás também pode contribuir muito em exploração mineral e produção de combustíveis”, explica.

Entretanto, a professora ressalta que para alcançar essa meta é preciso cuidar de alguns aspectos. “Além de reduzir impostos, é necessário financiar pesquisas e a disseminação do conhecimento, não apenas técnico como também do empreendedorismo, visando assim novos conhecimentos da população para investimentos nos negócios e participação na renda e no produto da economia.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira