Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2010 - 09:02

Lutar pela flexibilização da lei de licitações será um dos desafios do novo presidente do Sindesam, Valdir Folgosi

Posse do engenheiro no Sindicato das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental será no dia 26 de maio (quarta-feira), às 18 horas, na sede da Abimaq, em São Paulo.

Fortalecer o setor de saneamento ambiental e lutar pela flexibilização da lei de licitações, permitindo que as empresas desse segmento participem das concorrências de obras públicas em igualdade de condições com as construtoras. Esses são alguns dos desafios do novo presidente do Sindesam (Sindicato Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental), o engenheiro Valdir Folgosi, sócio-diretor da Centroprojekt do Brasil. A posse será amanhã, dia 26 de maio, às 18 horas, na sede da Abimaq, em São Paulo.

Folgosi, que tem pós-graduação em Marketing e já atuava como vice-presidente da entidade, exercerá o mandato por três anos. O Sindesam congrega mais de 120 indústrias que detém tecnologia de processo e fabricação de equipamentos para tratamento de água, esgotos sanitários, efluentes industriais, ar, entre outros.

Um dos desafios da nova diretoria é consolidar o Sindesam como o principal representante da indústria nacional de saneamento ambiental, incentivando a adesão de novos associados, incluindo nesse rol as empresas que operam com resíduos sólidos e incineração. O novo presidente acredita que, ao fortalecer o segmento, será possível, entre outras coisas, lutar pela flexibilização da lei de licitações.

“Temos que continuar nossa luta para demonstrar nossa importância nos processos licitatórios do Governo, e a importância de participarmos em condições de igualdade com as construtoras”, justifica Valdir Folgosi. E acrescenta: “Somente através de nossa força como associação de classe conquistaremos a adoção, nas concorrências, de editais mais flexíveis e justos. Editais que nos permitam associar às construtoras de maneira mais equilibrada para nossas empresas”.

Outra meta da nova diretoria é identificar oportunidades de negócios e divulgá-las entre os associados, visando ampliar a participação das empresas em obras públicas de saneamento básico, principalmente nos investimentos em infraestrutura relacionados à Copa 2014 e à Olimpíada 2016. Para isso, a diretoria do Sindesam contará com o apoio do Conselho de Saneamento Ambiental da Abimaq. Também estão na mira do Sindesam os programas de obras geradas por empreendimentos industriais nas áreas de óleo e gás, siderurgia, mineração, açúcar e álcool, além de papel e celulose.

Valdir Folgosi dará, ainda, continuidade ao movimento pela universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto no país. O Instituto Trata Brasil constatou, em pesquisa realizada recentemente, nos 81 maiores municípios, que apenas 36% do esgoto gerado no Brasil recebe tratamento. O restante é descartado no meio ambiente, sem qualquer cuidado, contaminando solo, córregos, rios, mananciais e praias. “Precisamos melhorar as condições de saneamento da população, se quisermos transformar o Brasil num país desenvolvido e competitivo”, conclui Folgosi.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira