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27/05/2010 - 07:17

Sistema Firjan lança Guia Rio Capital da Moda e reforça a necessidade de renovação de mão-de-obra na indústria da moda


Cristiane Alves, gerente do SENAI Moda e Design

Produção de moda em tempo real. É assim que o Sistema Firjan, por meio do SENAI Moda e Design, vai incentivar a renovação de mão-de-obra qualificada na cadeia produtiva durante o Fashion Rio, ao criar um mini ateliê na sua sala VIP para mostrar que cada peça de roupa ou acessório percorre diferentes etapas de produção até chegar à passarela. O espaço terá a presença das profissionais essenciais neste processo: modelista, pilotista e costureira irão produzir, em tempo real, algumas peças do vestuário.

A iniciativa faz parte do projeto Despertar para a Moda, criado pela instituição em 2008 com o objetivo de sensibilizar os jovens para as profissões da cadeia produtiva. "Queremos mostrar a eles que a moda não é feita somente do glamour das passarelas e das top models, e sim de profissões que se complementam para dar vida às criações dos estilistas. Na medida em que precisa de renovação constante de mào-de-obra qualificada, a indústria da moda é uma excelente oportunidade para a inserção no mercado de trabalho", afirma o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.

O Despertar para a Moda nasceu da demanda por profissionais qualificados, apontada como uma preocupação por diversos estilistas em reuniões promovidas pelo Sistema Firjan. Lançadas nas escolas SESI, as oficinas do projeto já foram aplicadas em poios de moda do interior do Estado e nas comunidades do Cantagalo, Cidade Alta e Morro D. Marta. Durante os encontros, os jovens entram em contato com atividades como modelagem, corte e costura, moulage e estamparia tie-dye.

Guia Rio Capital da Moda - Em parceria com o Sebrae/RJ, a Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Pereira Passos, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Firjan dá mais um importante passo no fortalecimento da moda fluminense ao lançar, dia 31 de maio, às 15h30, no estande da Riotur, a publicação Rio Capital da Moda. Com a proposta inovadora de reunir os endereços mais disputados da moda do Rio de Janeiro, o guia orienta o comprador que visita a cidade em busca de bons negócios, apresentando o roteiro dos principais showrooms de grifes e poios de moda, incluindo prêt-à-porter, moda praia, jóias e acessórios. "A intenção é oferecer uma ferramenta de apoio a compradores brasileiros e estrangeiros, fornecendo um roteiro de negócios e opções de gastronomia, cultura e arte na cidade", resume Cristiane Alves, gerente do SENAI Moda e Design.

Preview Caderno Perfil Inverno 2011 - No dia 31 de maio, às l0h, na Sala de Desfiles 3, será apresentado o prevíew das macrotendências e dos perfis de consumidores do Caderno Perfil Moda Inverno 2011, cujo lançamento será em outubro deste ano. Ação do Programa SENAI de Gestão de Design do Departamento Nacional idealizada pelo SENAI Moda e Design, este minucioso trabalho de pesquisa apresenta tendências de estilo, comportamento e consumo com um ano de antecedência. Seu conteúdo norteia estilistas e empresários no desenvolvimento de suas coleções de vestuário e acessórios. Algumas das macrotendências que serão apresentadas por Valéria Delgado e Carol Fernandes, estilistas e pesquisadoras do SENAI Moda e Design, foram batizadas como "Simplicidade engenhosa", "(cone renovado", "Survivalismo" e "Universo luz".

Rio-à-Porter - Mais disputado salão de negócios do calendário de moda fluminense, o Rio-à-Porter cresce significativamente a cada edição. Se em janeiro contou com 169 expositores, terá a participação de 250 marcas na edição Verão 2010/2011. Entre elas, destaque para a exposição de 10 poios de moda do Estado do Rio de Janeiro: Sul Fluminense, Petrópolis, Niterói, São Gonçalo, Campos, Nova Friburgo, São Cristóvão, Calçados e Acessórios, Jóia Carioca, Polo Moda Carioca e Noroeste Fluminense. O SENAI Moda e Design acompanhou o desenvolvimento das coleções que os poios de Petrópolis, Sul Fluminense e Noroeste Fluminense apresentam nesta edição da bolsa de negócios do Fashion Rio.

Em parceria com a ABIT e a Apex, o Sistema Firjan investe na prospecção de novos negócios ao trazer para esta temporada 20 compradores dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Irlanda, Grécia, Líbano, Holanda, Rússia e África do Sul. Cerca de 50% destes lojistas são estreantes no Rio-à-Porter e estão ansiosos para conhecer de perto a originalidade da moda brasileira.

Geração de empregos - O setor de vestuário e confecção é o segundo maior empregador da indústria da transformação no Brasil e o terceiro rnaior no Estado do Rio de Janeiro, absorvendo mais de 90 mil trabalhadores em sua cadeia produtiva.

Este foi o melhor início de ano da indústria no Rio de Janeiro, que está em alta atividade e demandando mão-de-obra. Considerando o acumulado do último ano - de maio de 2009 a abril de 2010 - a moda foi o segundo setor da indústria de transformação a gerar mais empregos no Rio de Janeiro: 4.359 novos postos formais de trabalho, segundo dados do CAGED/Ministério do Trabalho, atrás apenas da indústria de alimentos e bebidas.

. [ Acompanhe o Fashion Rio e Rio-À-Porter em apenas um clique no Banner lincado ao lado nesta Canal de Moda & Beleza, do Portal Fator Brasil].

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