Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2010 - 07:45

Avaliador: um novo mercado na área de saúde

O mercado de trabalho para o avaliador e para técnico especializado em acreditação internacional está em franca expansão. Com o crescimento do programa de acreditação no Brasil, a demanda para esse tipo de profissional tem sido cada vez maior. Avaliadores e técnicos do Programa de Acreditação Internacional têm ganhos proporcionais as horas dedicadas às avaliações, projetos ou atividades que desenvolvem. As atividades de avaliação duram, em média, quatro dias de trabalho, podendo a remuneração chegar a R$ 4 mil reais, em hospital de médio porte.

Requisitos - Embora o salário seja promissor, há carência de profissionais para atuar nesta área face à especificidade que requer a atividade. Além da formação em medicina, enfermagem ou administração em saúde, o candidato tem que ter experiência mínima comprovada de 8 anos em atividades clínicas, técnicas ou gerenciais em sua área de formação e ter atuado por 5 anos em instituições de saúde. Além disso, é preciso ter fluência em inglês e domínio de informática.

A expansão desse mercado e a carência de mão-de-obra levaram o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) - única instituição no Brasil autorizada a acreditar instituições de saúde de acordo com os padrões internacionais da Joint Commission International - a ministrar cursos de formação profissional. De 31 de maio a 02 de junho, o CBA realizará em São Paulo, o curso de formação profissional em Introdução a Acreditação Internacional. “Ultimamente aproveitamos o curso para recrutar novos profissionais, aumentando nosso quadro de pessoal em função do crescimento de nossas atividades e carteira de clientes”, revela Maria Manuela dos Santos, superintendente do CBA, que nos últimos dois anos aumentou em 200% sua carteira de clientes. Segundo ele, os avaliadores e técnicos em acreditação internacional do CBA foram selecionados a partir desses cursos de formação realizados pela instituição. Podem participar do curso médicos, enfermeiros e administradores em saúde. As inscrições podem ser feitas no site do próprio CBA: www.cbacred.org.br.

O mercado internacional - Enquanto no Brasil a profissão ainda é desconhecida para muitos, em vários países do mundo, e em especial nos EUA, essa é umaprofissão encarada como fundamental no mercado de saúde. As metodologias de acreditação no mercado externo são, em sua maioria, originadas do modelo da Joint Commission on Accreditation of HealthCare Organizations (JCAHO), órgão matriz da Joint Commission International (JCI), representada no Brasil pelo CBA, que tem absorvido grande quantitativo de profissionais especializados.

Avaliadores brasileiros, pertencentes ao CBA, têm participado de projetos internacionais convidados pela JCI, face ao domínio do mercado de acreditação e fluência em outros idiomas. É o caso de Heleno Costa Júnior, Coordenador de Educação do CBA, que ficará 15 dias participando do programa de acreditação em hospitais de Portugal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira