Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2010 - 08:31

Indústria de cloro-soda cresce 10%

Aumento da produção reflete bom momento da economia e indústria acredita na manutenção dos bons resultados durante o ano.

A produção de cloro teve uma variação positiva de 10,3% no primeiro trimestre de 2010 em comparação com igual período de 2009, crescimento que reflete a retomada da atividade econômica em todos os setores da economia. O consumo setorial (o total das vendas somado à utilização do produto dentro das próprias empresas) também apresentou variação positiva de 10,3% no período. Entre os segmentos que se destacaram e elevaram o consumo estão: indústria química e petroquímica (+24,3%) e tratamento de água (+10%).

“O setor tem mostrado recuperação condizente com as condições do país, que tem expectativa importante de crescimento, acima de 5% em 2010”, afirma Aníbal do Vale, presidente da entidade. Para o executivo, é notória a retomada de investimentos no setor de construção civil, papel e celulose e outros, com projetos de investimento sendo rediscutidos e alguns até já anunciados.

Na média do período, a taxa de utilização da capacidade instalada foi de 91%, 10,3% maior que a média de janeiro a março de 2009. No ano anterior, os efeitos da crise mundial e da escassez do crédito impactaram a produção industrial como um todo, e também o setor de cloro-soda – embora este tenha sentido menos do que outros setores. Além disso, algumas indústrias químicas e petroquímicas realizaram paradas técnicas para manutenção no primeiro trimestre, o que afetou a produção.

Com relação à soda cáustica, a produção acumulada de janeiro a março de 2010 foi 10,4% maior do que em igual período de 2009. As vendas totais do produto aumentaram 13,4%. Além do bom momento para o mercado interno, as exportações de soda também tiveram aumento expressivo e alcançaram 14 mil toneladas. O consumo aparente de soda cáustica (produção local mais importações, descontado o volume exportado) apresentou elevação menor (+ 1,7%), devido à queda de 6,8% nas importações do produto.

O consumo setorial de soda cáustica foi 13% maior do que em 2009. Os setores mais expressivos em termos de consumo de soda no período foram: metalurgia e siderurgia (+29,6%), química e petroquímica (+16,3%) e papel e celulose (11,5%). Vale ressaltar que os setores de metalurgia e siderurgia e papel e celulose, ambos voltados para a exportação, continuarão, segundo especialistas de mercado, com a demanda aquecida em 2010, o que favorece o aumento do consumo de soda cáustica por estes setores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira