Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2010 - 08:39

Taboão da Serra irá exportar modelo educacional para a Suécia

No próximo dia 29 de maio (sábado), uma comitiva chefiada pelo prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias, irá para a cidade de Sundbyberg, na Suécia, fechar acordos de cooperação e de desenvolvimento sustentável.

O objetivo do intercâmbio é promover troca de experiências entre a cidade brasileira e européia nas áreas de meio-ambiente, capacitação profissional, educação, comércio e indústria, tendo como base o princípio da responsabilidade social.

Em março do ano passado, uma comitiva sueca formada pela prefeita de Sundbyberg, Helene Hellmark Knutsson, pelo vice-prefeito, Siyamak Sajadian, e pelo representante do executivo e secretário de Comércio, Sharif Pakzad, ficou na cidade da região metropolitana de São Paulo por cinco dias, atraída pelo programa educacional Interação Família Escola, ganhador do prêmio ODM-Brasil da ONU.

Pioneiro no país, o Programa desenvolvido pela Prefeitura de Taboão da Serra, leva os professores a visitarem seus alunos em casa. A ação vem sendo referência para outras cidades brasileiras e foi destaque em recente estudo da Unesco sobre a importância do envolvimento da família com a Escola. A menor cidade sueca, com 9 km², e grande densidade populacional, pretende aprender mais sobre o modelo educacional brasileiro.

Mas se os suecos podem aprender com os brasileiros, eles também têm muito a ensinar. A comitiva de Taboão da Serra quer conhecer novas tecnologias na área de desenvolvimento sustentável, no qual o país é referência.

“É um orgulho levar um programa educacional brasileiro para uma cidade da Europa. Mas também temos muito que aprender com eles, como, por exemplo, a questão final dos resíduos sólidos, área que os suecos estão muito avançados. Lá não há aterros sanitários”, lembra o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

Na visita a cidade sueca, os brasileiros irão conhecer soluções para a coleta automatizada de resíduos (a vácuo), gerenciamento de água potável, aquecimento urbano, sistemas de TI, entre outros. A Suécia é referência em desenvolvimento sustentável por otimizar os recursos naturais e mitigar os impactos ao meio ambiente.

Modelo educacional é exemplo para várias cidades brasileiras - Implantado em 2005, o programa educacional desenvolvido em Taboão da Serra estreitou a relação entre a família e a escola, diminuiu a evasão e a repetência e melhorou o ensino municipal. O programa não é obrigatório, mas a maioria dos professores da rede municipal de ensino participa. A visita é feita a todos os alunos ao longo do ano, independente do desempenho escolar. Os professores ganham uma ajuda de custo de R$ 45 por visita

Nos encontros, pais e professor conversam sobre o desenvolvimento do aluno, seu aproveitamento escolar, como ele se relaciona com os pais e com os irmãos, como e onde estuda, o que mais gosta de fazer. Na volta à escola, o professor discute com a equipe pedagógica como vai utilizar o conhecimento que adquiriu na visita à família em sala de aula e como farão as adequações pedagógicas necessárias. [www.taboaodaserra.sp.gov ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira