Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/05/2010 - 07:24

Samarco passa a utilizar gás natural nas suas operações

Empresa investe cerca de R$ 43 milhões para substituir óleo combustível por gás natural. Estimativa é que o projeto reduza, em pelo menos, 10% a emissão de gases de efeito estufa.

De olho na preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade do ar, na região de Ubu, a Samarco Mineração deixará de consumir óleo combustível para utilizar gás natural, durante o processo de queima nos fornos de pelotização de suas três usinas. Os três fornos estarão operando com gás natural até o final de julho.

Uma solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (27) marcou o início da substituição do combustível. O evento foi realizado na unidade de Ubu, em Anchieta, e contou com a presença do governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, do diretor-presidente da Samarco, José Tadeu de Moraes, e do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima Neto, além de autoridades estaduais e municipais.

Com o uso do gás natural, a empresa reduzirá as emissões de Gases de Efeito Estufa em pelo menos 10%, contribuindo para o combate ao aquecimento global, além de melhorar as condições ambientais nas comunidades próximas às suas instalações. “O uso do gás natural nos fornos de pelotização, considerando a expressiva redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa, é mais um passo da empresa rumo à incessante busca por melhores condições de vida das pessoas e ao interesse coletivo”, afirma o diretor de Operações e Sustentabilidade da Samarco, Ricardo Vescovi de Aragão.

Com o uso do gás natural, a empresa deixará de emitir o equivalente a 160 mil toneladas de gás carbônico por ano, reduzindo ainda mais a sua participação nas emissões da região.

Desenvolvimento sustentável - O projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que teve o início dos seus estudos há mais de dois anos, foi aprovado por uma empresa de certificação e está na fase final do processo de habilitação para venda de créditos de carbono. A estimativa é que, em dez anos, o volume equivalente de gás carbônico que deixará de ser emitido pela Samarco possa gerar até R$ 45 milhões em créditos de carbono para a empresa.

Os benefícios gerados pelo projeto contribuirão de diversas formas para o desenvolvimento sustentável da Samarco e também das comunidades que são vizinhas à empresa. Além dos benefícios ambientais proporcionados pelo gás natural, a logística de abastecimento também proporcionará melhores resultados, pois o combustível chegará às usinas por meio de gasoduto.

A substituição do óleo combustível por gás natural também estimulará o desenvolvimento dos fornecedores locais. Com a implantação do projeto de MDL da Samarco, haverá uma demanda por produtos e prestação de serviços ligados a este setor, gerando oportunidades de negócios para a economia local.

A empresa que irá fornecer o gás natural para a Samarco é a Petrobras Distribuidora – BR, que concluiu a instalação de quatro quilômetros de dutos, interligando a Samarco à UTG Sul (Unidade de Tratamento de Gás da região Sul da Petrobras), o que permitirá levar o combustível até a empresa. A Samarco é o primeiro grande cliente industrial da Petrobras a consumir gás natural na região Sul do Espírito Santo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira